CASA ERMELINDA FREITAS LANÇA O EXCLUSIVO VINHO DAS GRUTAS

ALPINE LANÇA EDIÇÃO LIMITADA DA RECRIAÇÃO DO A110 TOUR DE CORSE DE 75
17 de Junho, 2022
DIA MUNDIAL DO SUSHI: 4 SÍTIOS PARA CELEBRAR ESTA DATA
18 de Junho, 2022

CASA ERMELINDA FREITAS LANÇA O EXCLUSIVO VINHO DAS GRUTAS

12 000 garrafas estão a estagiar a 80 metros nas entranhas da gruta de Mira de Aire.

Começou com uma brincadeira num almoço de amigos. O Srº Carlos, Presidente do Conselho de Administração das Grutas de Mira de Aire, resolveu abrir umas garrafas de Ermelinda Freitas que, por curiosidade tinha deixado a estagiar no interior das grutas. Para surpresa de todos os presentes, incluindo os responsáveis da mítica casa de Palmela, o vinho provado estava muito mais elegante do que o deixado a estagiar na adega “convencional”.

Levada a notícia para casa, começou a surgir a ideia de deixar um lote de 12 000 garrafas a estagiar a 80 metros de profundidade, nas entranhas da gruta, com uma humidade constante de 90% e uma temperatura estável ao longo de todo o ano de 17º. O trabalho de transporte foi todo feito manualmente por uma equipa criada para o efeito e, em março de 2017, o transporte das garrafas da superfície para o seu local de repouso demorou quatro dias.

Jaime Quendera, enólogo da Casa Ermelinda Freitas, utilizou uma combinação das melhores castas portuguesas (Castelão, Touriga Nacional e Aragonês) com as francesas (Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot). O resultado é um vinho tinto “robusto, intenso, cheio, com estágio de 12 meses em barricas de Carvalho para afinar os taninos, seguindo-se cinco anos nas grutas de Mira de Aire, onde evoluiu, aprimorando e refinando as suas qualidades”.

Ao fim de cinco anos de permanência nas grutas, as primeiras seis mil garrafas do Vinho das Grutas está pronto para ser lançado. As restantes seis mil serão, gradualmente, colocadas no mercado, com diferentes tempos de estágio. Entretanto, outras seis mil garrafas já ocuparam o espaço que foi libertado por este primeiro lote a “sair”.

Nesta fase, o Vinho das Grutas tinto Reserva 2015 só será comercializado na loja da Casa Ermelinda Freitas e também na loja das Grutas de Mira de Aire e no WineNot? em Lisboa.

Ficha Técnica

Vinho das Grutas 2015

Castas: Castelão 30%, Syrah 20%, Touriga Nacional 20%, Aragonês 15%, Cabernet Sauvignon 5%, Merlot 5% e Petit Verdot 5%.

Período máximo de guarda: aconselha-se 12 anos

Teor alcoólico: 14,5%vol.

Temperatura de consumo: 16 a 18º

Nota de prova – Vinho de cor granada, com aromas a lembrar frutos pretos, especiarias e fumo, com alguma compota devido à grande maturação atingida. Na boca é um vinho denso, cheio, com grande estrutura, taninos presentes, mas integrados e macios. Final longo, persistente e muito agradável.

Artigo por Rui Reis

Lexus NX450h Leaderboard
Lexus NX450h Leaderboard
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02