Para além do novo Cartão de Cidadão “contactless”, foi também apresentada a introdução da marca Cidadão e o lançamento de uma nova aplicação.
Uma nova era de Serviços Públicos foi apresentada ao público na passada sexta-feira (15 de março), com o lançamento de um conjunto de inovações destinadas a simplificar e agilizar as interações entre os cidadãos e o Governo. Entre as principais novidades destacam-se o novo Cartão de Cidadão “contactless”, a introdução da marca Cidadão e o lançamento de uma nova aplicação.
O novo Cartão de Cidadão (CC), que vai começar a ser emitido a partir do dia 10 de junho (Dia de Portugal), traz consigo a tecnologia “contactless“, eliminando desta forma a necessidade da utilização de leitores de cartão para acesso aos dados. Esta atualização não implica a substituição imediata dos cartões atuais ainda em validade, mas sim a emissão gradual conforme os respetivos cartões forem renovados. Para além disso, há planos para explorar o uso do documento de identificação como bilhete eletrónico em eventos ou como título de transporte público, embora aqui ainda não haja uma data definida para a sua implementação. Visualmente, o novo Cartão de Cidadão vai apresentar uma fotografia maior e o chip estará localizado no verso, proporcionando uma experiência mais moderna e funcional.
“Esta vantagem do ‘contactless’ permite que a interação dos serviços com Cartão de Cidadão, a leitura da informação que está ali, seja mais rápida, mais em linha com aquilo que temos hoje nos nossos cartões bancários ou noutro tipo de cartões”, destacou o secretário de Estado da Modernização Administrativa.
Para além do Cartão de Cidadão, foi também apresentada a marca Cidadão, que tem como objetivo unificar as interações dos cidadãos com os serviços estatais. Este conceito implica a disponibilização de balcões únicos e integrados em espaços físicos, como as Lojas de Cidadão, simplificando assim o acesso a uma variedade de serviços, desde a Segurança Social até às Finanças.
Já no âmbito digital, foi anunciado ainda o lançamento de “uma nova versão do portal e uma nova App Cidadão”. Esta aplicação promete uma experiência personalizada para cada cidadão, antecipando as suas necessidades e preferências, concentrando todas as informações relevantes para a interação com o Estado.
O novo modelo de atendimento será implementado nas Lojas de Cidadão 3.0, num esforço para expandir a presença destes Serviços Públicos por todo o território nacional. Com o reforço do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estão previstas a abertura de novas Lojas de Cidadão, Espaços Cidadão e Espaços Cidadão Móveis, proporcionando um acesso mais amplo e conveniente dos Serviços Públicos para todos os cidadãos.