
Nunca foi tão importante falar de solidariedade no mundo.
Este é um dia comemorativo celebrado todos os anos a nível internacional. Em 2020, a solidariedade foi dos assuntos mais falados pelo mundo. Quando o mundo parou, todos sentiram falta do contacto humano e muitos foram aqueles que se tornaram mais solidários. Principalmente quando as famílias começaram a passar dificuldades e a estar no limiar da pobreza. O que faz com que este ano, o dia seja ainda mais valorizado.
A data foi instituída pela ONU, em 2005, para erradicar a pobreza no mundo. Todos os anos os governos são recordados dos seus compromissos em relação aos acordos internacionais, bem como a necessidade de continuar a procurar métodos inovadores que ajudem a terminar com situações precárias. É essencial que se sensibilize o público e promova-se o debate.
A Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 é um dos projetos da ONU para que haja um trabalho contínuo na área dos direitos humanos. O objetivo é diminuir a fome, miséria e doenças em países particularmente pobres. No plano estão estabelecidos 17 objetivos divididos em metas para trabalhar a mobilização de recursos, de forma a melhorar situações de vulnerabilidade. O Secretário-Geral das Nações Unidas aproveita sempre esta data para refletir um pouco e deixar uma mensagem a todos.
Em Portugal também vai haver um espetáculo para marcar o dia. A cantora Carminho vai dar um concerto solidário na Capela de Santo Amaro, que vai ser transmitido através do facebook da artista e da Junta de Freguesia de Alcântra. O início está marcado para as 20h.
As doações feitas através de MB way ou transferência bancária vão reverter para a União Audiovisual, associação criada durante a pandemia.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira