CARMEN MIRANDA VAI TER MUSEU EM PORTUGAL

VÊM AÍ NOVOS NOVOS EPISÓDIOS DE MENTES CRIMINOSAS A CAMINHO
22 de Fevereiro, 2021
CASCAIS RECEBE O CIRCUITO MUNDIAL DE PADEL
22 de Fevereiro, 2021

CARMEN MIRANDA VAI TER MUSEU EM PORTUGAL

Artista vai ser homenageada na sua cidade de origem, Marco de Canaveses.

O novo museu de Carmen Miranda, localizado em Marco de Canaveses deverá estar concluído em junho de 2021, um mês antes do que foi previsto. Pelo que foi avançado pelos responsáveis do projeto, o ritmo da obra está a superar as expectativas e assim que a pandemia o permita estará aberto ao público.

Gostava que a abertura fosse possível no segundo semestre do ano, mas como sabem, hoje o país está muito dependente daqueles que são os especialistas da pandemia e não das intenções dos presidentes da câmara” frisou aos jornalistas, a presidente da Câmara de Marco de Canaveses.

O museu está localizado numa antiga Biblioteca Municipal Poeta Joaquim Monteiro e a sua obra terá um custo total de 1,1 milhões de euros. Para além das instalações serem adaptadas ao estilo brasileiro que já existiam no local, o projeto cultural irá incluir o recurso às novas tecnologias como hologramas e videomapping nas suas instalações.

Maria do Carmo Miranda – de nome artístico Carmen Miranda – natural de Marco de Canaveses, foi viver para o Brasil com os seus pais, antes de completar um ano de idade. Foi no Bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, que teve a sua primeira ligação ao mundo artístico quando começou a trabalhar na La Femme Chic, uma confecção de chapéus onde aprendeu a costurar. Mais tarde, quando pisou os primeiros palcos enquanto cantora e atriz, Carmen manteve a sua vertente de modista através da indumentária com que se apresentava em palco que se tornou icónica ao longo dos anos.

O sucesso da pequena marcoense foi tal que conquistou os corações desde Hollywood à Broadway. No concelho em Portugal, a sua imagem é reconhecida, sendo motivo de orgulho para qualquer habitante de Marco de Canaveses. O novo museu é mais um ícone da cidade em sua homenagem.

Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino