
Temperaturas baixas apertam esta semana. Câmara de Lisboa toma medidas.
Descida abrupta e acentuada da temperatura levou a Câmara Municipal de Lisboa a acionar o Plano de Contingência para as Pessoas em Situação Sem-Abrigo, a partir das 18h00 desta quarta-feira e até dia 29 de janeiro, anunciam em comunicado.
As Equipas Técnicas de Rua, estarão nos sete pontos de concentração, abaixo mencionados, para encaminhar as pessoas em situação sem-abrigo para o Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco, onde serão dadas refeições quentes, alimentos e agasalhos.
- Rossio (entrada estação Metro/Praça Dom Pedro IV)
- Intendente (entrada estação Metro/Sapataria Guimarães)
- Saldanha (entrada estação Metro junto ao Novo Banco)
- Gare do Oriente (entrada principal )
- Estação de Santa Apolónia (átrio principal )
- Cais do Sodré (entrada Estação Fluvial)
- Alcântara (frente ao Pingo Doce, Rua de Cascais)
A Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, estará presente no Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco onde abordará o Plano, posto em marcha perante o tempo frio.
Para combater esta descida de temperaturas drástica, a Proteção Civil aconselha o uso de várias camadas de roupa e a ingestão de sopas e bebidas quentes. Para além destes conselhos, a Direção Geral de Saúde (DGS) recomenda também que cuide dos mais vulneráveis, evite a exposição ao frio e a mudanças de temperatura; modere o desporto ao ar livre; conduza com cuidado redobrado; garanta ventilação de espaços interiores; redobre atenção aos aquecimentos com combustão e que contacte o SNS 24 (808 24 24 24) em caso de necessidade.