Desde o lendário Type 35 até ao icónico Veyron Grand Sport Vitesse, a marca tem ultrapassado constantemente os limites do design e do desempenho no domínio dos automóveis de capota aberta. A última página desta história é o W16 Mistral, que já está na fase final de testes e quase pronto a fazer as delícias dos futuros proprietários.
Significativo em muitos aspectos, o W16 Mistral representa o primeiro modelo de capota aberta a sair de Molsheim desde 2015 e um canto do cisne para o incomparável motor W16 da marca e que permitirá a este roadster uma velocidade máxima superior a 420km/h.
Agora, tendo também concluído a avaliação aerodinâmica em outubro, e tendo o W16 e a transmissão sido testados no dinamómetro para garantir que proporcionam o desempenho emocionante esperado, a Bugatti está a submeter os seus protótipos Mistral a uma sucessão de testes para analisar o seu desempenho em várias condições de condução. Estes testes têm em conta a segurança, as emissões, a resistência e a capacidade de condução.
Espera-se que um dos aspectos mais desafiantes deste último processo de testes seja a verificação da velocidade máxima do Mistral. No entanto, isto só irá acontecer quando os engenheiros resolverem o desafio logístico de encontrar uma pista adequada que permita ao Mistral atingir mais de 420km/h em segurança. Apesar disso, a marca está confiante de que o Mistral irá bater recordes e exceder todas as expectativas.
“Estamos a planear realizar o teste final de alta velocidade numa das poucas pistas do mundo que nos permitem efetuar o teste em condições de segurança”, afirmou Emilio Scervo, CTO da Bugatti .
Durante toda a fase de testes do desenvolvimento do Mistral, a Bugatti manteve-se dedicado a entregar um automóvel que não só cumpre os padrões de desempenho esperados da Bugatti, mas também estabelece novos padrões de segurança e fiabilidade num roadster hiper-desportivo, ao mesmo tempo que oferece uma experiência de luxo e de condução sem paralelo. Com o Mistral a aproximar-se do fim da sua jornada de testes, a produção do roadster mais aerodinâmico e emotivo da Bugatti até à data, espera-se que no Atelier de Molsheim ainda este ano.
Artigo por Rui Reis