A cidade dos arcebispos (Braga) recebeu na COP28 o prestigiado ‘Global Green City Award’ pela sua excecional dedicação à sustentabilidade.
No âmbito da 28ª cimeira da ONU sobre as alterações climáticas (COP28), que decorre no Dubai (Emirados Árabes Unidos) entre 30 de novembro e 12 de dezembro, a cidade de Braga foi premiada com o prestigiado ‘Global Green City Award’ pela Organização das Nações Unidas (ONU), um reconhecimento pela sua excecional dedicação à sustentabilidade.
A notícia foi anunciada através de um comunicado emitido pela Câmara Municipal de Braga, que revelou que a cidade junta-se agora a um grupo restrito de metrópoles globais distinguidas com a respetiva distinção, como são os casos de Viena (Áustria), Vancouver (Canadá), Oakland (Nova Zelândia), Curitiba (Brasil), Nantes (França), Mannheim (Alemanha) e Yokohama (Japão).
O ‘Global Green City Award’ foi entregue durante a 18ª Sessão Anual do Global Forum on Human Settlements (GFHS 2023), em colaboração com a ONU. O evento teve como tema “Transformação Urbana Verde, Justa e Inteligente: Acelerando Sinergicamente a Meta de 1,5°C e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável“.
O júri avaliou minuciosamente 85 indicadores em diversas categorias, acabando por destacar o “excelente desempenho de Braga em áreas-chave que contribuem para o seu estatuto de exemplo global em práticas sustentáveis”, referiu a autarquia.
A Câmara Municipal de Braga também realçou que o prémio é um testemunho do compromisso da cidade “em construir um futuro sustentável para os residentes”, com o respetivo comunicado a sublinhar ainda a “abordagem abrangente de Braga à sustentabilidade, abrangendo fatores como a energia, políticas de espaço público, uso sustentável do solo, gestão da água, estratégia de inovação e proteção do património”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, expressou o seu orgulho pela distinção, afirmando que o prémio “é um reconhecimento que espelha os esforços coletivos da nossa comunidade, autoridades locais e empresas municipais na promoção de uma cidade que abraça a responsabilidade ambiental, inovação e desenvolvimento urbano inclusivo”, referiu o autarca de Braga.
A conquista do ‘Global Green City Award’ solidifica a posição de Braga no cenário internacional como uma cidade exemplar no caminho da sustentabilidade e representa um estímulo para que outras cidades portuguesas sigam o exemplo, trabalhando para um futuro mais verde e justo para todos.