BLACK FRIDAY: SAIBA COMO FAZER COMPRAS ONLINE EM SEGURANÇA

JÁ ESTREOU A CNN PORTUGAL
23 de Novembro, 2021
EMBARQUE À DESCOBERTA DOS MELHORES RESTAURANTES E ALOJAMENTOS
23 de Novembro, 2021

BLACK FRIDAY: SAIBA COMO FAZER COMPRAS ONLINE EM SEGURANÇA

As compras online, embora muito práticas, também podem ser arriscadas tendo em conta que existem vários esquemas fraudulentos.

Provavelmente já recebeu algum email ou mensagem a felicitá-lo por ter vencido um passatempo e, curiosamente, não se inscreveu em nenhum. É assim que soam as tentativas de fraude.

Com a Black Friday mesmo à porta, é provável que existam muitos emails como este a circular, e na euforia das compras poderá cair em alguma armadilha. Saiba como evitar esquemas de fraude e fazer as suas compras online em segurança.

Confirme se o website é credível

Antes de tudo, confirme se a página em que está a fazer as suas compras é segura. Pode começar por verificar se a barra de endereço é acompanhada por um cadeado, mas também pode ir mais além e analisar as políticas de privacidade do site ou ainda fazer uma pesquisa sobre este nos portais de queixa. Todas as páginas de lojas online têm obrigatoriamente de apresentar informações sobre a identificação da empresa/vendedor. Para assegurar-se que a loja é fidedigna, procure por dados como denominação social, endereço geográfico, registo comercial e número de identificação fiscal.

Evite utilizar redes de acesso público

Uma vez que vai ter de fornecer os seus dados, como o número de telefone ou cartão de crédito, convém não utilizar um computador ou telemóvel que não seja o seu, como também há que evitar redes de wifi públicas.

Confirme o preço final da sua compra

Antes de proceder ao pagamento, para além de confirmar se o preço dos artigos correspondem aos que foram anunciados, certifique-se também se o valor total das compras correspondem devidamente a soma dos seus artigos. Caso não correspondam, remova todos os produtos do carrinho e volte a incluí-los novamente. Se o erro persistir, o melhor é desistir da compra e voltar a tentar mais tarde.

Faça um pagamento seguro

Opte por efetuar o pagamento com métodos que lhe garantam alguma proteção, como por exemplo, criar um cartão virtual destinado especificamente para aquela compra, utilizar um cartão com limite de crédito ou ainda usufruir do serviço gratuito 3D Secure. Como este último usa um código numérico que lhe é enviado após cada compra realizada, dá uma maior segurança às suas compras online. Após o pagamento, é aconselhado consultar os movimentos do seu cartão de forma regular para o caso de haver algum movimento indevido. Se este acontecer, deverá comunicar imediatamente ao seu banco e às autoridades para que o possam ajudar a resolver o problema.

Tenha atenção a política de trocas ou devoluções

À semelhança de algumas lojas físicas, o prazo para proceder a trocas ou devoluções deverá ser de 14 ou 30 dias, mas em alguns casos existem exceções, como em situações de defeito nos produtos com conhecimento prévio dos consumidores, por exemplo. Informe-se acerca das políticas da loja online onde fez a sua compra e verifique quais os seus direitos. Após ter efetuado a compra deverá receber a fatura em formato digital, pelo que é aconselhável fazer uma captura de ecrã para a guardar, para o caso de não receber a sua encomenda.

Texto escrito por Yauri Neto

Toyota RAV4
Slider