No dia de estreia do lançamento da biografia do Príncipe Harry, apenas os livros de Harry Potter, conseguiram superar o número de vendas.
Nem 24 horas tinham passado e o livro biográfico do Príncipe Harry já tinha atingido os 400 mil exemplares vendidos no Reino Unido. Apesar dos números estrondosos no Reino Unido, em Portugal, a editora não adiantou números, no entanto, em declarações à revista SÁBADO, garantiram que “face à procura do primeiro dia, iriam avançar já para uma segunda edição”.
Spare, ou “Na Sombra” na versão portuguesa – torna-se assim no volume de não-ficção mais vendido de todos os tempos, no Reino Unido.
“Sempre soubemos que este livro iria voar, mas está a superar as nossas expectativas mais otimistas. Pelo que sabemos os únicos livros que venderam mais no primeiro dia foram os do outro Harry, o Potter”, explicou em comunicado Larry Finlay, diretor administrativo da Transworld Penguin Random House.
Apesar dos números, as livrarias britânicas não registaram grandes filas para a compra do livro, isto porque muitos fãs da família real optaram pela compra online, pelo formato e-book ou audiobook. O livro já chegou ao top de vendas da Amazon não só no Reino Unido como também nos Estados Unidos, Austrália, Alemanha e no Canadá.
Nas últimas semanas, foram sendo divulgadas informações que encheram as manchetes dos jornais britânicos e da imprensa internacional, contudo, isso não foi suficiente para fazer com que a família real comentasse o assunto.
Contudo, não é só nas grandes livrarias que a obra está a ter procura, em pequenas livrarias independentes também está a ser muito procurado com cada uma a adaptar a sua estratégia. A pequena livraria “Bert’s Books” partilhou uma fotografia em que mostra a biografia do príncipe Harry ao lado do romance “Como Matar a Tua Família”. A fotografia rapidamente ficou viral.
“Tem sido interessante como as pessoas projetaram alguns significados muito diferentes para a imagem. Alguns pensam que estou a apoiar o Harry, outros acham que estou a fazer o contrário”, escreveu o dono da loja, Alex Call, no Twitter.
No Instagram, Greg James, popular apresentador da BBC Radio One, frisou que a ideia foi “absolutamente genial”.
Saiba mais sobre Cultura, clicando aqui.
Créditos de imagem de destaque: REUTERS/Peter Nicholls