Esta é uma moda que veio para ficar, e ainda bem! Com as bicicletas elétricas, dar ao pedal nunca foi tão fácil
Se já ponderou a possibilidade de fazer da bicicleta o seu meio de transporte de eleição, mas não se sente preparado para pedalar todos os dias, seja pelo esforço físico ou porque não quer aparecer no trabalho coberto de suor, está na hora de aderir à tendência das bicicletas elétricas.
Também conhecidas como e-bikes, estas bicicletas oferecem a possibilidade, a qualquer pessoa, de pedalar sem esforço. Com a ajuda de um pequeno motor elétrico e uma bateria, fica mais fácil ser ciclista (e ajudar o ambiente!).
Se estas razões não lhe chegam, saiba que o Estado Português oferece um incentivo de 50% na compra de uma bicicleta elétrica, até um máximo de 350€. Para beneficiar deste incentivo, deve candidatar-se aqui.
Como qualquer outra bicicleta, as elétricas vêm com uma grande variedade de especificidades técnicas que pode ou não valorizar, e que acabam por pesar na hora de tomar uma decisão. Desde a autonomia da bateria e o tipo de motor aos detalhes mais práticos como a bagagem e acessórios, há opções para todos os gostos.
Antes de investir, deve considerar o tipo de percurso que pretende fazer: se tem ou não muitas inclinações, e o quão acentuadas são, para escolher a potência mais adequada e a média de quilómetros diários que precisa de percorrer, para optar por uma bateria com autonomia suficiente.
Para lhe facilitar a vida, examinámos os detalhes de muitos dos modelos disponíveis e reduzimo-los a uma pequena seleção com algumas das melhores opções para circular em meios urbanos. Veja na galeria abaixo.