
A Bentley decidiu recriar ao detalhe 12 unidades do Blower e todos os exemplares já foram vendidos.
Após 40.000 horas de minucioso trabalho, a Bentley Mulliner completou o primeiro Bentley Blower “novo” em 90 anos, com a entrega do Carro Zero – o protótipo de carro para a série Blower Continuation. O primeiro automóvel da Blower Continuation Series da Bentley – Car Zero – está pronto para reviver a história do seu antecessor, ao competir em diferentes eventos em 2023. O Blower Car Zero irá competir em circuitos no Reino Unido, França e Bélgica em diferentes não só para conseguir a aprovação da engenharia, mas também para prestar homenagem à linhagem que a precede.
As 12 unidades do Blower Continuation Series – a primeira série de continuação pré-guerra alguma vez criada – serão construídas manualmente utilizando uma combinação de dados modernos digitalizados a laser com os desenhos originais. Tanto os planos como os dados 3D foram retirados do 1929 4½-litro doTeam Car #2 – o Bentley mais famoso do mundo, e um dos ícones da Bentley Heritage Collection. 93 anos depois daquele automóvel ter competido em Le Mans (e noutros locais), o Car Zero assumirá o design original do Blower e irá competir para vencer – inclusive no Circuit de la Sarthe, tornando-se o primeiro carro de fábrica da Bentley a participar no Le Mans desde a vitória do Speed 8 em 2003.


Os ajustes feitos ao Blower Car Zero para participar nas corridas foram mínimos e todos relacionados com a segurança. Incluem a instalação de luzes de chuva, espelhos retrovisores laterais, pontos de reboque, um extintor de incêndio e um interruptor de isolamento da bateria. O automóvel também possui agora um Passaporte Técnico Histórico (HTP), que certifica a aptidão do carro para competir em eventos autorizados pela FIA para veículos históricos
Como referimos, depois do Car Zero, foram encomendados mais 12 automóveis da Blower Continuation Series através da Mulliner – a divisão de personalização da Bentley – com oito unidades já entregues e quatro automóveis ainda em construção. Alguns destes automóveis de clientes irão competir ao lado do Car Zero em Le Mans este verão. Para preparar a sua estreia nas corridas, o Car Zero completou recentemente um teste de resistência de seis horas, no Circuito de Goodwood. Conduzido por Stuart Morley (Reino Unido), o Blower teve um desempenho excepcional durante todo o teste, tendo percorrido 612 km e atingido uma velocidade média de 134 km/h.
Artigo por Rui Reis