O empate com o Rosengard e a vitória do Barcelona frente ao Eintracht Frankfurt garantiu a qualificação do Benfica para os quartos de final.
O futebol feminino do Benfica alcançou, esta quinta-feira (25 de janeiro), um feito histórico ao garantir pela primeira vez um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões feminina. As encarnadas atingiram esta notável marca na 5ª jornada do grupo A, onde o empate (2-2, com golos de Jéssica Silva e de Marie Alidou) das águias frente ao Rosengard e a vitória (2-0) do Barcelona sobre o Eintracht Frankfurt carimbaram a passagem da equipa orientada por Filipa Patão.
Apesar do empate no jogo disputado na Suécia, o Benfica assegurou o 2ª lugar do respetivo grupo, beneficiando da derrota dos alemães na Catalunha (Espanha). Este feito histórico faz da formação encarnada a primeira equipa portuguesa a chegar à fase de eliminação da maior competição europeia feminina de clubes da UEFA.
A treinadora Filipa Patão expressou a sua satisfação com esta conquista histórica, ao afirmar que a equipa preferia ter alcançado o apuramento em campo, mas o que importa é que o objetivo principal foi alcançado. “Gostaríamos de ter garantido [o apuramento] em campo, era esse o nosso objetivo e fica um bocadinho aquele sabor agridoce, mas não podemos desvalorizar o que fizemos até agora. Se tivemos condições de assistir ao jogo do Barça e saber que o empate bastava, é fruto do nosso trabalho e do que fomos conquistando ao longo da fase de grupos”, referiu a técnica, antes de destacar ainda o papel do Benfica no desenvolvimento do futebol feminino nacional. “Queremos levar para Portugal a esperança de que é possível fazer mais, não colocar limites a nós próprias e ao que o futebol feminino português consegue fazer”, realçou.
Ao fim de cinco jogos, o Benfica soma oito pontos fruto de duas vitórias, dois empates e uma derrota e para a 6ª e última jornada da fase de grupos, as águias vão defrontar o Barcelona, no dia 31 de janeiro (quarta-feira, às 20h00), que são as atuais campeãs europeias e a única equipa que derrotou as encarnadas na edição 2023/24 da Liga dos Campeões feminina. Para Filipa Patão, apesar da qualificação já estar assegurada, o jogo com as catalãs é uma nova oportunidade de jogar frente a algumas das melhores jogadoras do mundo e de dar razão ao feito histórico alcançado. “Com toda a certeza não vai ser um jogo de festa. Somos uma equipa extremamente competitiva e não gostamos de vender vitórias fáceis, muito pelo contrário. O Barcelona, se quiser ganhar na nossa casa [ainda não se sabe se o jogo vai ser no Benfica Campus (Seixal) ou no Estádio da Luz (Lisboa)], vai ter de trabalhar muito porque vamos dar muita luta. Queremos mostrar o porquê de estarmos nos quartos de final da Liga dos Campeões [feminina] e não vai ser um jogo para cumprir calendário, mas para demonstrarmos a nossa evolução”, concluiu Filipa Patão.
🎩 Into the hat they go…
🇵🇹 Benfica become the first Portuguese side to qualify for the last eight 🤩#UWCL pic.twitter.com/Ais5hMSbnY
— UEFA Women’s Champions League (@UWCL) January 25, 2024
Após a confirmação desta qualificação histórica para a fase a eliminar da maior competição europeia feminina de clubes da UEFA, o presidente do Benfica, Rui Costa, parabenizou a equipa pelo feito inédito, demonstrando o seu total apoio no projeto do futebol feminino. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também elogiou o feito das encarnadas, considerando-as “inspiradoras” e expressando o desejo de que este marco seja o primeiro de muitos sucessos para os clubes portugueses na Liga dos Campeões feminina.