Existem objetos proibidos para quem tem bebés em casa.
Quem tem bebés em casa já deve ter percebido que ter cuidados redobrados é pouco. Eles parecem que têm um GPS que os direciona exatamente até ao perigo. Por vezes, esquecemo-nos que estes pequenos seres são irracionais e não têm noção de nada, principalmente dos perigos que existem à nossa volta. Cabe aos mais velhos terem essa atenção por eles e isso passa por evitar deixar ao alcance dos mesmos objetos que possam pôr em risco as suas vidas.
PEÇAS PEQUENAS
Para nós adultos, são simplesmente umas pecinhas que estão lá por casa, mas para os mais pequenos trata-se de coisas interessantes para levar à boca. Tenha atenção às peças de lego, moedas, afia, tampas de canetas, anéis e, até mesmo objetos que não são pequenos, mas que se podem desmontar em partes mais pequenas.
PILHAS
As pilhas pertencem a lista daquelas pequenas peças que deve evitar ter ao nível dos olhos dos mais pequenos. Não se esqueça que uma vez engolido, o líquido das pilhas é absorvido pelo organismo e causa graves ferimentos internos que podem mesmo ser fatais.
CARREGADORES
Na maior parte das vezes nós deixamos o carregador ligado à corrente para ser mais prático quando for preciso recarregar a bateria do telemóvel. Antes de mais, saiba que este é um péssimo hábito, porque mesmo quando não tem nenhum equipamento a carregar, o carregador está a consumir energia elétrica. Se isso não for motivo suficiente para corrigir este hábito, talvez este seja: a segurança do seu bebé. Como é habitual, estes levam tudo à boca e se levarem algo que está ligado à corrente elétrica, pode desencadear um grave acidente.
DETERGENTES
Se nós adultos já temos de ter cuidado quando usamos detergentes, imagine quando se trata de crianças que não têm a noção dos perigos que estão associados aos mesmos. Voltamos a referir o quanto estes gostam de levar tudo à boca e, se atingir também os olhos… já sabemos qual é o desfecho desta história. Faça um favor à si mesmo e esconda muito bem estes produtos em prateleiras altas.
SACOS DE PLÁSTICO
Para além de serem algo muito leve, os sacos de plástico fazem barulho, ou seja, um “brinquedo” que o seu bebé achará interessantíssimo. Este objeto apresenta um risco para o seu bebé pois, além de poder acontecer porem na cabeça correndo o risco de sufocarem, também pode acontecer porem na boca, o que não é nada boa ideia.
Artigo por Yauri Neto