O objetivo? “Aumentar a inclusão e a aceitação da diferença no corredor dos brinquedos e no mundo”
A Barbie lançou a primeira boneca com Síndrome de Down com o intuito de permitir que as crianças possam identificar-se e sentirem-se representadas, mas também, estimular a aceitação da diferença.
Para que as características fossem o mais próximas possíveis, a criação da boneca com trissomia 21 contou com a ajuda de profissionais médicos e recorreram, por isso, à Sociedade Nacional de Síndrome de Down (NDSS), nos Estados Unidos da América avançaram em comunicado.
“A Barbie desempenha um papel importante nas experiências das crianças desde cedo, e estamos dedicados em fazer a nossa parte para contrariar o estigma social através das brincadeiras” afirma Lisa McKnight, Vice-Presidente Executiva e Diretora Global da Barbie & Dolls, Mattel.
McKnight realçou ainda que a nova Barbie, também favorece noções de empatia e incentiva a que as crianças não se limitem a brincar com bonecas que se pareçam consigo mesmas, mas com um vasto leque.
De acordo com o presidente e CEO da NDSS, Kandi Pickard, esta introdução no mercado tem um cunho muito importante para a comunidade, “que, pela primeira vez, pode brincar com uma boneca Barbie que se parece consigo”.
Tudo pensado ao mais ínfimo pormenor com a ajuda da NDSS
De acordo com a marca, a Barbie teve um propósito em cada escolha do design da boneca:
Escultura: esta boneca introduz uma nova escultura de rosto e corpo para ser mais ilustrativa de mulheres com síndrome de Down, incluindo uma estrutura mais curta e um tronco mais longo. A nova escultura facial apresenta uma forma mais arredondada, orelhas menores e uma ponte nasal plana, enquanto os olhos são ligeiramente inclinados em forma de amêndoa. As palmas das mãos da boneca incluem até uma única linha, uma característica frequentemente associada a quem tem trissomia 21.
Moda e Acessórios: o vestido com mangas em balão, tem um padrão de borboletas e cores amarelas e azuis que são símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down. O colar de pingente rosa da boneca, com três divisas para cima, representa as três cópias do cromossoma 21, que é o material genético que causa as características associadas à síndrome de Down. As três divisas, ou setas, são um símbolo que une a comunidade da síndrome de Down.
Órteses: a boneca Barbie com síndrome de Down também usa órteses rosa para os pés no tornozelo (AFOs) para combinar com sua roupa e seus tênis exibem um detalhe de zíper. Algumas crianças com trissomia 21 usam órteses para apoiar os pés e tornozelos e a NDSS forneceu uma caixa de órteses para servir de inspiração na vida real para as que esta Barbie usa, que combinam com a sua roupa e as cores brilhantes do seu design.
Recorde-se que a marca tem feito um esforço para alargar os horizontes além da “Barbie tradicional”. Nos últimos anos foram postas à venda bonecas em cadeira de rodas, bem como Barbies com prótese na perna e aparelho auditivo.
O lançamento faz parte da linha global das Barbie Fashionistas para 2023.