O filme de 2009 voltou a ser reexibido no grande ecrã numa versão remasterizada em 4K HDR.
De volta aos grandes ecrãs, a obra de James Cameron volta a bater um novo recorde. Até ao mês de setembro, o filme ultrapassou a impressionante marca dos 2.9 biliões de dólares (equivalente a 2 958 623 500,00 de euros) de bilheteira em todo o mundo. “Avatar” gerou receitas de 18 milhões de dólares apenas nos EUA, com mais de 39 milhões de dólares a serem gerados nos restantes mercados.
Da primeira vez que o filme chegou ao grande ecrã (em 2009), este ficou ligeiramente atrás de “I Am Legend” em termos de números no primeiro fim-de-semana. O fenómeno idealizado por James Camoron conseguiu conquistar mais espaço na bilheteira e, em 2011, com uma edição especial nos cinemas, conquistou ainda mais 45 milhões de dólares a nível mundial.
Quando “Vingadores: Endgame” chegou aos cinemas, este conquistou o primeiro lugar. Porém, não tardou para que “Avatar” voltasse a recuperar o seu posto depois de o filme se ter estreado na China, em 2021.
“Avatar” foi nomeado para nove Óscares, tendo arrecado três estatuetas nas categorias de Melhor Fotografia, Design de Produção e Efeitos Visuais. O elenco é composto por Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang, Michelle Rodriguez e Sigourney Weaver.
É de referir que a sequência do filme, “Avatar: O Caminho da Água”, chega aos cinemas a 15 de dezembro deste ano.