Segundo a Autoridade Tributária, alguns contribuintes têm recebido mensagens eletrónicas a alegar a existência de uma dívida de 741,81€.
A Autoridade Tributária (AT) emitiu um aviso urgente para alertar os contribuintes da existência de um esquema de e-mail fraudulento que tem circulado em nome da instituição. Segundo a AT, alguns contribuintes têm recebido mensagens eletrónicas a alegar a existência de uma dívida de 741,81€, referente a um atraso no pagamento do imposto de renda.
No comunicado divulgado no site oficial, a Autoridade Tributária esclarece que estes e-mails são falsos, destaca a importância de os destinatários prestarem especial atenção para evitarem cair na armadilha e reforça que em nenhum momento os contribuintes devem realizar transferências para o IBAN indicado no e-mail falso.
Alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico, referentes a um eventual pagamento em atraso, nas quais é pedido que se efetue uma transferência bancária. Estas mensagens são falsas! Utilize o Portal das Finanças para aceder aos serviços eletrónicos da AT. pic.twitter.com/kLBI5rlf4U
— AT – Autoridade Tributária e Aduaneira (@AUT_TRIB_ADUA) November 14, 2023
O remetente da mensagem falsa insta os contribuintes a efetuarem uma transferência bancária rápida para evitar custos adicionais e alega que a dívida deve ser liquidada imediatamente. O propósito desta prática fraudulenta é persuadir os destinatários a efetuarem transferências bancárias indevidas, contribuindo assim para atividades ilícitas.
A AT recomenda que, caso os contribuintes recebam o respetivo e-mail, o mesmo deve ser completamente ignorado. Para além disso, a Autoridade Tributária está a trabalhar em conjunto com as autoridades competentes para identificar e eliminar os responsáveis por este esquema fraudulento.
Este alerta surge no contexto de um aumento das tentativas de fraude eletrónica e a Autoridade Tributária reforça a importância de manter a vigilância, verificando cuidadosamente a autenticidade de qualquer comunicação recebida em seu nome. A Autoridade Tributária sublinha ainda que todas as informações oficiais são comunicadas através de canais seguros e apela à colaboração dos contribuintes na denúncia destas atividades suspeitas.
Perante este cenário, a Autoridade Tributária realça a mensagem de que, em caso algum, os contribuintes devem efetuar transferências bancárias com base em comunicações não solicitadas, aconselhando a verificação direta junto das autoridades fiscais para confirmar a veracidade de qualquer informação relacionada com o pagamento de impostos.