Há 20 anos que as diferentes gerações do Audi RS6 têm apaixonado os amantes de superdesportivos “camuflados” sob a forma de competentes familiares.
O conceito original dos Audi RS6, nascido em 2002, atingiu o sucesso graças à associação de um motor biturbo V8 com um sistema de tração integral quattro. Ao longo dos tempos o conceito tem evoluído e acompanhado todas as gerações do RS 6, mas mantendo a combinação das inegáveis aptidões familiares e estradistas com as prestações dignas de um verdadeiro superdesportivo.
Geração C5
Pouco depois do início do novo milénio, o que era então a quattro GmbH (agora Audi Sport GmbH) foi confrontada com o desafio de perceber qual o automóvel que viria a receber uma versão de alta performance para consolidar o sucesso estabelecido pelo RS 4. Este foi um momento oportuno para a gama A6 da Audi.
Os engenheiros da Audi da quattro GmbH apostaram todos os recursos para conceber uma versão desportiva do A6 e, assim, a primeira geração (com designação interna C5) foi submetida a uma reformulação em 2001. O trabalho da equipa de engenharia da Audi debruçou-se sobre o motor, a suspensão, e introduziu alterações também ao nível da transmissão. A aparência foi também retocada e desta forma elevada a um patamar superior.: cresceu quatro centímetros em comprimento e em largura. Recebeu novos para-choques, embaladeiras mais largas, e spoiler em ambas as variantes de carroçaria Avant e Limousine, acompanhados por jantes de 18 ou 19 polegadas e duas saídas de escape ovais. Este conjunto enfatizava as suas ambições desportivas.
A gama A6 já contava com um propulsor V8, atmosférico, que equipava o S6 com 340 cavalos. No entanto, precisava de muito trabalho já que, com dois dois turbocompressores acoplados e 4,2 litros de cilindrada, esta unidade não cabia na carroçaria do A6. Como resultado, a quattro GmbH estendeu a secção dianteira e criou, assim, quatro centímetros de espaço necessários para a instalação do enorme motor V8. O primeiro RS 6 recebeu ainda tratamento adicional em Inglaterra, por parte de um conjunto de técnicos especialistas da Cosworth – que foi uma subsidiária da AUDI AG até 2004. Esta sinergia resultou em 450 cv de potência e 560 Nm de binário.
Equipado com uma caixa automática e cinco modos de condução o RS6 acelerava até aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Para garantir que os RS 6, nas variantes de carroçaria Avant e Limousine, alcançavam o compromisso praticamente perfeito entre conforto e condução desportiva, mesmo numa utilização diária, a Audi apostou, na suspensão Dynamic Ride Control (DRC), que era uma novidade na época.
No final da série, a quattro GmbH adicionou potência e assinalou as melhorias com a designação “plus”, passando de 450 para 480 cv, tendo o binário permanecido inalterado nos 560 Nm. As melhorias resultaram no aumento em 30 km/h da velocidade máxima (de 250 para 280 km/h) e o equipamento de série passou a ser mais completo.
Geração C6
Em 2008, já na geração C6, a Audi aumentou não só a potência e a cilindrada, mas também o número de cilindros para um total de dez. A arquitetura do propulsor contemplava dois turbocompressores e cinco litros de cilindrada. No conjunto, resultou em 580 cv de potência e 650 Nm de binário máximo, disponíveis a partir das 1.500 rpm. À época, estes números superavam os do R8, que apresentava 560 cv de potência máxima no R8 GT. Durante três anos, a Audi produziu o maior motor RS de sempre. O V10 era uma força da natureza e pesava somente 278 kg. Para assegurar o abastecimento de óleo ao descrever curvas a velocidades mais elevadas, a Audi recorreu a lubrificação por cárter seco – uma solução herdada dos automóveis de competição.
A transmissão automática com seis relações já era utilizada e foi substancialmente reformulada para responder a essa necessidade. Arrefecimento, velocidade de passagem de caixa e distribuição de potência, todos os aspetos foram melhorados. Com esta combinação de motor e transmissão, a Audi superou os 300 km/h de velocidade máxima – 303 km/h – pela primeira vez com o RS 6 plus. A velocidade máxima do RS 6 “normal’ era de 250 km/h ou de 280 km/h, em opção. A versão sedan precisava de apenas 4,5 segundos para atingir os 100 km/h e a Avant demorava apenas 4,6 segundos, ambos desde a imobilização. Este poder de aceleração exigia potência de travagem à altura. Os primeiros travões de cerâmica (discos com 420 mm à frente e com 356 mm atrás) eram opcionais no RS 6 e garantiam distâncias de travagem claramente inferiores para este automóvel familiar desportivo, assim como melhor resistência à fadiga.
Tal como no seu antecessor, a Audi manteve este modelo com aparência discreta. As vias mais salientes que distinguiam o RS6 das versões de base e as jantes e pneus tinham dimensões superiores (19″ com pneus 255/40 ou 20″ com pneus 275/35 em opção). Este conjunto alargava a carroçaria em apenas 3,5 centímetros para 1,89 metros de largura total. Para a despedida, o C6 foi proposto como RS 6 plus Sport ou como RS 6 plus Audi Exclusive. Ao todo, 500 unidades saíram da fábrica de Neckarsulm. Esta série especial limitada contava com emblema numerado no interior, jantes de liga leve com design de cinco raios, inserções em couro no painel de instrumentos e tapetes com o logótipo RS 6.
Geração C7
Em 2013, a Audi retirou o motor V10 em 2013 e regressou ao motor 4 litros V8 biturbo – o motor mais pequeno da história do RS 6. Neste momento também a clássica carroçaria Limousine foi descontinuada deixando para o Audi RS 7 Sportback o desempenho desse cargo. Com uma taxa de incorporação de alumínio em diferentes elementos o RS6 da geração C7 era cerca de 150 kg mais leve do que o seu antecessor. Como importante contributo foi a mudança da posição do motor para cerca de 15 cm mais atrás.
Com 700 Nm de binário e a nova caixa automática Tiptronic com 8 velocidades, o C7 só precisava de 3,9 segundos para atingir os 100 km/h. Ainda no capítulo das performances, a RS6 chegava aos 305 km/h de velocidade máxima.Uma vez mais, foram disponibilizados travões de cerâmica com discos de 420 mm de diâmetro à frente e 365 mm atrás.
Na sua terceira geração, o RS 6oferecia índices mais elevados de conforto, pelo que a suspensão pneumática passou a fazer parte do equipamento de série. 20 milímetros mais baixa e com uma afinação mais desportiva, a suspensão pneumática adaptativa aumentou o prazer de condução no quotidiano que graças ao desenvolvimento tecnológico permitia associar opcionalmente engate de reboque.
Ao longo dos anos, a Audi foi conseguindo extrair cada vez mais potência do seu motor V8 com 4 litros. A potência do RS 6 superou os 600 cv (605 cv), pela primeira vez e que associados à função overboost, contava, temporariamente, com 750 Nm de binário.
Geração C8
A quarta geração do RS 6 (C8) surge no mercado em 2019, equipada com um V8 biturbo de quatro litros de cilindrada, capaz de 600 cavalos de potência e 800 Nm de binário. Pela primeira vez na sua história, este modelo é auxiliado por um sistema mild hybrid de 48 Volts, melhorando ainda mais a eficiência. Embora seja ligeiramente mais pesado, o RS 6 Avant* acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e necessita apenas de 12 segundos para atingir os 200 km/h.
A nova tecnologia de quatro rodas direcionais melhora a estabilidade a velocidades elevadas, uma vez que as rodas traseiras viram agora na mesma direção que as rodas dianteiras. Ao realizar manobras a baixas velocidades, as rodas viram na direção oposta à das rodas dianteiras, reduzindo o raio de viragem o que por si facilita os trabalhos de estacionamento.
E o design? A verdade é que a RS6 C8 cria uma impressão diferente. O tejadilho, as portas da frente e a porta traseira são as únicas coisas que o RS 6 Avant partilha com o modelo de base A6 Avant. Os outros componentes foram alterados especificamente para o RS e a carroçaria foi alargada nuns notórios oito centímetros. Muito poucas pessoas sabem que o mais rápido de todos os modelos da gama A6 tem, igualmente, um capô exclusivo pela primeira vez. As jantes e pneus também se destacam por serem mais largos e mais altos. As jantes com 21″ de diâmetro (275/35) fazem parte do equipamento de série e as jantes com 22″ (285/30) estão disponíveis como opção. A atual Audi RS6 Avant está disponível no mercado nacional por 170.895,64 euros.
Artigo por Rui Reis