A Audi anunciou que, a partir de 2026, irá competir no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA com um motor especialmente desenvolvido.
O projeto estará sediado nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt. Esta é a primeira vez, em mais de uma década, que será construído um motor de Fórmula 1 na Alemanha.
A chave para participar no Campeonato do Mundo de F1é o plano claro de se tornar mais sustentável e rentável. As novas regras técnicas, aplicáveis a partir de 2026, centram-se na maior eletrificação e no combustível sustentável avançado. Para além do atual limite de custos para as equipas, será introduzido em 2023 um limite de custos para os fabricantes de motores. Adicionalmente, a Fórmula 1 estabeleceu para si mesma o objetivo ambicioso de ser uma categoria do desporto automóvel neutra em carbono até 2030.
Oliver Hoffmann, Membro do Conselho para o Desenvolvimento Técnico, diz: “Tendo em conta os grandes saltos tecnológicos que a Fórmula 1 está a dar no sentido da sustentabilidade para 2026, podemos falar de uma nova Fórmula 1. A categoria-rainha está a transformar-se, e a Audi quer apoiar ativamente esta viagem. Uma ligação estreita entre o nosso projeto de Fórmula 1 e o departamento de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG irá permitir sinergias.”
A partir de 2026, a potência elétrica destes motores, constituídos por um motor elétrico, uma bateria, um sistema de controlo eletrónico e um motor de combustão, será consideravelmente aumentada em comparação com os sistemas de propulsão atuais da Fórmula 1. O motor elétrico será quase tão potente como o motor de combustão, que tem uma potência de cerca de 400 kW (544 cv). Os motores turbo de 1,6 litros, altamente eficientes, funcionam com combustível sustentável avançado, o que é também um requisito para a entrada da Audi na Fórmula 1.
Segundo a marca dos anéis, o interesse na Fórmula 1 é global e é um dos eventos desportivos com maior alcance a nível mundial. Em 2021, mais de 1,5 mil milhões de telespectadores assistiram às corridas. A Fórmula 1 é popular em mercados chave como a China e os EUA, e a tendência continua a aumentar – mesmo entre o público jovem. Nos meios de comunicação social, a Fórmula 1 está agora a registar as maiores taxas de crescimento entre os desportos mais populares do mundo.
A Audi vai anunciar uma decisão sobre a equipa com que se vai apresentar em 2026, até ao final deste ano.
Artigo por Rui Reis