O cabelo solto com as pontas viradas para dentro, um meio apanhado com ganchos grandes ou um aspeto despenteado, mas não descuidado, serão alguns dos penteados mais procurados.
O ano começou com uma série de novas tendências capilares: cortes volumosos e por camadas, cabelos soltos e novas técnicas de lavagem. Com tantas novidades é difícil acompanhar tudo! É por isso que María Roberts, hairstylist de renome e embaixadora da Dyson em Espanha e Portugal, selecionou as tendências mais interessantes e mostra algumas dicas para alcançar o look atual sem muito esforço.
Volume, camadas e movimento: as três chaves na hora de cortar
Começando pelos cortes de cabelo, María diz que o cabelo com movimento vai ser a tendência da estação. “Para o conseguir, devemos optar por camadas mais curtas, cabelo menos liso e, sobretudo, penteados com muito volume”, explica. Para isso, recomenda reduzir a utilização de pranchas e optar por modeladores de cabelo e secadores.
Cabelos ao vento e rabos-de-cavalo médios
Para ocasiões especiais, como encontros ou eventos, a hairstylist não hesita em recomendar os rabos-de-cavalo médios e os clássicos apanhados baixos como os go-to deste ano. O meio-apanhado com volume é um dos seus favoritos: “Se tem camadas, melhor ainda! A Hailey Bieber sabe bem como usá-lo”, comenta. Por outro lado, relativamente aos penteados do dia-a-dia, María afirma que os cabelos soltos com volume, com as pontas viradas para dentro e muito movimento são a tendência. “Vamos continuar a ver muitos semi-apanhados com molas grandes e, para isso, o Dyson Airwrap™ pode ser uma enorme ajuda. Será o melhor aliado nos dias em que não se sabe bem o que fazer com o cabelo, ou não temos tempo mas, queremos sair de casa com o cabelo impecável sem esforço”, explica.
Também se vai usar muito o cabelo natural com um ligeiro efeito despenteado. Para que não pareça descuidado, a hairstylist recomenda que o foco esteja em esconder os cabelos partidos ou novos (os conhecidos baby hairs) para que o cabelo pareça informal, mas cuidado e saudável em simultâneo.
Nem claros, nem escuros extremos: os híbridos chegam à coloração do cabelo
Este ano os cabelos misturam os tons naturais com alguns mais arriscados. Um dos mais populares é o bronze ou copper. Ideal para quem quer experimentar um ruivo menos marcado. “A melhor maneira de o conseguir é apostando em reflexos em cobre”, explica María. “Desta forma, conseguimos um resultado entre o ruivo alaranjado brilhante e o escuro”.
O bronde é outro tom tendência. Como o próprio nome indica, trata-se de um híbrido entre o loiro (blonde) e o castanho (brunette) que se consegue aplicando madeixas loiro escuro a quem tem o cabelo castanho e procura manter um estilo natural, mas com um boost de luminosidade. “As celebridades que melhor usam este tom são a Hailey Bieber, a Blanca Suárez, ou a Jennifer Lopez”, aponta o hairstylist.
Por último, está o rose gold,um loiro rosado suave e doce, em vez de atrevido. Combina tonalidades ruivas, rosa e loiras para conseguir uma cor que simula o rosa dourado. Fica muito bem em todo o tipo de cabelos, tanto loiros como castanhos, já que combina uma base escura com madeixas baby lights, ou em forma de balayage deixando a raiz natural.
A lavagem invertida, a moda que converte o champô no segundo passo
Quando falamos em cuidados, uma das técnicas mais em voga é a lavagem invertida, que consiste em aplicar a máscara habitual, pré-máscara ou condicionador, antes do champô. Existe um enorme debate acerca deste tema e apesar de alguns especialistas discordarem, outros afirmam que é uma boa opção para quem tem o cabelo muito fino ou oleoso. Para o efeito, Maria Roberts afirma: “Também gosto de utilizar sempre o secador no sentido da cutícula para não danificar o cabelo e conseguir um efeito mais polido”.