O Festival Infinito está a decorrer e vai até dia 12 de setembro. Se estiver a passear pelo concelho certamente irá encontrar 7 paredes e 1 chão de uma beleza única.Smile, conta a sua experiência como artista.
Durante muito tempo, não se imaginava que as exposições de arte podiam estar na rua. Mas, a arte urbana é a prova que as paredes podem ser telas, e as ruas museus.
Muitos são os bairros que foram invadidos por artistas. As paredes dos prédios de Chelas e da Quinta do Mocho já são famosas em vários sítios do mundo.
O movimento tem vindo a crescer e já chegou a Cascais. Os artistas responsáveis pelas peças de arte são: Mr.Dheo, Smile, MrKas, Nark, Fedor, Huariu, Daniel Eime, e a dupla Medianeras.
Os responsáveis por esta iniciativa são os membros da Associação Somos Torre. Além do festival, muitas outras ações são realizadas em prol do benefício dos habitantes.
Os moradores aprovaram esta iniciativa e estão curiosos para ver o resultado. O objetivo também é valorizar os espaços e apelar à restauração de alguns edifícios.
Em Alcoitão, por exemplo, já pode encontrar a peça de Smile que representa os superpoderes das crianças. As cores e o seu traço único tornaram esta parede um pouco mais especial. A escolha da peça foi feita no seguimento de um projeto que tem vindo a desenvolver em que as crianças e os animais se colocam na pele de super-heróis.
“Todos nós,em alguma fase da nossa vida já sonhámos em ter um super poder, quer seja para mudar a nossa vida utilizando-o a nosso favor quer em prol de outros.Todos nósindependentemente da idade, sexo, ou raça, temos um sonho que por vezes está apenas escondido” relembra, Smile.
A experiência neste bairro foi gratificante. Ao lado do artista estavam vários moradores e crianças que apreciavam o momento.
“Senti um grande acolhimento por todos os moradores em tentar compreender a minha obra e estavam sempre disponíveis para me ajudar no que fosse necessário”
As crianças são o nosso futuro. Há poucas coisas tão importantes, como fazer as crianças encherem-se de esperança e força para lutarem pelo que querem. É assim que Smile vê o mundo, cheio de cores, alegria, e oportunidades para que os nossos sonhos se tornem realidade.
“A minha mensagem para todas as crianças é que as mesmas acreditem em si próprias e no que de melhor sabem fazer para puderem triunfar na vida,e procurar um futuro risonho” afirma, Smile.
Mais obras estarão disponíveis, brevemente. Não fique triste se não puder ir lá ver o momento de criação. Pode sempre acompanhar tudo pelo instagram do festival: infinitofestival.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira