O que é que nunca falta na sua despensa? Arrisco-me a dizer que é arroz.
Em casa temos sempre um pacote de arroz, mas às vezes acabamos por nos fartar, por ser algo tão comum na nossa rotina. Já pensou em fazer uma receita diferente?
Surpreenda-se a si mesmo. Aventure-se na cozinha! O arroz não tem de ser só um acompanhamento. Bem feito, até se pode tornar a estrela da refeição.
Ainda não chegou a passagem de ano, mas está na hora de tirar as passas e as pinhões do armário. Mesmo para os que não gostam, como eu, experimentem esta receita, pois o sabor é surpreendente.
O refogado é a base de qualquer arroz. Um pouco de alho, um pouco de cebola e uma pinga de azeite é o melhor início de qualquer receita. Quando começar a cheirar ao alho frito é porque está na hora de juntar os frutos secos. Uma mão de passas e pinhões é suficiente.
Ponha nos copos a medida de arroz que pretende fazer. Despeje para dentro da panela, e misture com o refogado. Antes de juntar a água e o sal use uma colher de chá, e ponha um pouco de açafrão.
Aumente o lume, deixe cozer e quando já não tiver água tape a panela. O resto do arroz irá cozer com o vapor.

Esta receita é um pouco mais pesada, mas cheia de sabor, e nem falo do cheiro que fica na sua cozinha. Caso tenha feito uma tábua em sua casa, tal como sugerimos, é possível que tenha sobrado um pouco de morcela.
Não precisa de muita. Na verdade, o primeiro passo é desfazer a morcela em pequenos pedaços. Utilize o mínimo azeite possível, pois a morcela é o que vai dar sabor ao arroz. Não se esqueça de pôr o sal, e o resto já sabe.

Não nos vamos ficar só pela panela. Está na hora de dar uso ao forno. Arroz à parmegiana, já ouviu falar?
Vai sentir-se como se estivesse em Itália. Os ingredientes vão transportá-lo até lá! Comece por cozer o arroz branco, normal. Depois de o escoar, deixe arrefecer e pegue numa frigideira.
É agora que a magia acontece. Faça um molho de tomate, que vai completar com pedaços de presunto e depois envolver o arroz. Passe a mistura para um recipiente pronto a ir ao forno. Cubra com queijo mozarela e leve ao forno até ficar tostado.

Qualquer uma destas opções vão fazê-lo brilhar na cozinha. Resta-me desejar-lhe bom apetite!
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira