

O chef Vítor Sobral convida o chef brasileiro André Saburó Matsumot para uma experiência gastronómica, no dia 8 de junho
A Lota da Esquina, em Cascais, vai ser o palco do encontro entre o chef André Saburó Matsumo e o chef Vitor Sobral já no próximo dia 8 de junho, pelas 19h30. Este evento marca a vontade do chef português em convidar outros chefs para conhecerem e partilharem a cozinha da Lota da Esquina, uma abertura que tem marcado o seu percurso profissional pela promoção da matriz culinária portuguesa de forma moderna e criativa. Para este jantar, espera-se uma combinação de conhecimentos, técnicas e escolha de sabores destes dois chefs, com tanto relevo nos dois lados do Atlântico.
“Este jantar é uma fusão de culturas e produtos, entre portugueses e asiáticos, que vão tornar este menu tão inusitado quanto extraordinário. A lusofonia está na matriz da minha cozinha e, para esta ocasião, quis combiná-la com propostas que trabalham o atum – o produto em destaque neste menu – de forma tão diferenciada quanto a japonesa, com a sabedoria e a técnica de excelência do chef André Saburó. O atum tem sido um dos produtos constantes na minha cozinha e esta é uma óptima forma para celebrar a riqueza deste pescado”, explica Vítor Sobral.
O chef e sushiman André Saburó Matsumot fez do seu restaurante Taberna Japonesa Quina do Futuro, fundada em 1986, com o formato de izakaya, onde predomina um ambiente descontraído e uma gastronomia igualmente informal, uma verdadeira embaixada da cultura culinária nipónica, fincada nos preceitos tradicionais do Japão e com poucas exceções gastronómicas. O trabalho de André Saburó foca-se sobretudo no pescado, especialmente no atum, peixe altamente valorizado no Japão, sobre o qual o chef tem desenvolvido um estudo, que lhe permitiu desenvolver produtos com técnicas ocidentais.
A Lota da Esquina, o projeto mais recente e desafiante do chef português, acolhe este jantar que é mais do que um menu a 4 mãos, é um tributo à internacionalização da gastronomia portuguesa.
Menu Jantar
Snacks – Chef André Saburó Matsumot
Atum shoyuzeke, aioli com tucupi negro, leche de tigre nikkei, shiso desidratado
Misso clarificado com cogumelos e alho francês tostado e camarão defumado em chá verde Tártaro de atum gordo marinado em shoyu, dashi e cebolinhas marinadas
- Atum de sol, farofa de panko e shiso
- Vinho Maria Francisca Rosé – Lisboa
1o Momento – Atum com castanhas – Chef André Saburó Matsumot
- Vinho Cabo da Roca Arinto Bucelas – Lisboa
2o Momento – Raia, caldo de berbigão e milhos de tomate – Chef Vítor Sobral
- Vinho Monte Cascas Fernão Pires – Tejo
3o Momento – Bochecha de porco alentejano, em bolo lêvedo com maionese de carabineiros – Chef Vítor Sobral
- Cabo da Roca Grande Reserva Cabernet Sauvignon – Lisboa
Sobremesa – Toucinho do Céu de sésamo com gelado de maçã verde e gengibre – Chef Vítor Sobral
- Late Harvest Fernão Pires – Setúbal
O jantar está marcado para as 19h30 e vai ser harmonizado com vinhos portugueses. O custo é de 120 euros por pessoa, com a oferta de um Welcome Drink. As reservas são feitas através da compra de bilhetes, à venda pela aplicação BOL.pt e pontos de venda aderentes, como EL Corte Inglés e Fnac, ou através das reservas da Lota da Esquina, com pré-pagamento.
Pode ver mais artigos aqui.