ALUNOS DO 1º E 2ª REGRESSAM À ESCOLA PRIMEIRO?

UMA ODE AO REQUINTE
22 de Fevereiro, 2021
DRIVE & LISTEN: PARIS, NOVA IORQUE, OSLO, ONDE VAMOS?
23 de Fevereiro, 2021

ALUNOS DO 1º E 2ª REGRESSAM À ESCOLA PRIMEIRO?

Desconfinamento deverá começar pelos estudantes mais novos.

As preocupações dos responsáveis das escolas e do Ministério da Educação quanto ao impacto do ensino à distância nas crianças mais novas está a ser equacionada, e os especialistas defendem que as crianças mais novas, inclusive do 1º e 2º ciclo deverão ser as retomam o ensino presencial primeiro. Os estudantes mais velhos, do ensino secundário e superior, só deverão retomar as aulas presenciais ao longo do mês de Abril.

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa ouve os partidos sobre uma possivel renovação do estado de emergência que deverá vigorar entre 2 e 16 de Março. O Presidente da República, e o Governo têm ponderado uma data para o início do desconfinamento, mas a curiosidade de todos vai-se centrar num ponto específico: a reabertura das escolas.

Os especialistas, tendo em conta as informações que decorreram na 16ª reunião do Infarmed tentam travar as expectativas dos portugueses quanto às escolas, referindo que os números de internados na unidade de cuidados intensivos ainda não atingiram os números esperados.

Após a reunião, a ministra Marta Temido desviou a intenção de um desconfinamento próximo. “Este não é o tempo de falar do tempo e de falar do modo”, disse, reconhecendo, ainda assim que o desconfinamento deverá começar pelo ensino, mas não para já.

Apesar do índice de transmissibilidade ser um dos mais baixos da Europa neste momento, o número de doentes na Unidade de Cuidados Intensivos ainda é preocupante, e o expectável é que se espere até que este atinja os 200, o que só deverá ocorrer no final do mês de março.

Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino