
A famosa rampa de Pikes Peak irá disputar-se a 25 de junho de 2023.
Para quem não conhece, se é que isto é possível, a Rampa Internacional de Pikes Peak é uma das mais antigas provas de automobilismo dos Estados Unidos da América e uma das mais icónicas a nível mundial. Disputada desde 1916 nas Montanhas Rochosas, no Colorado, esta competição teve várias transformações ao longo do último século, mas continua a ser conhecida pelos aficionados como a “Corrida até às Nuvens”. Isto porque o desafiante e tortuoso percurso tem 19,93 quilómetros de extensão e 156 curvas, começando a uma altitude de 2.865 metros e terminando a mais de 4.300 metros. Isto representa um imenso desafio tanto para homens como máquinas. A pressão atmosférica variável e a redução dos níveis de oxigénio influenciam, drasticamente, a potência do motor ao longo da subida, enquanto os pilotos têm de lidar com uma estrada particularmente escorregadia e poeirenta, condições atmosféricas imprevisíveis, diferentes ângulos da luz do sol, várias curvas cegas e muitas ravinas.
São estas as condições que a Alpine e a Signatech vão enfrentar em Pikes Peak, no domingo, 25 de junho, com o Alpine A110 GT4 Evo devidamente preparado para o efeito. O modelo sofreu um extenso trabalho de desenvolvimento para superar as particularidades desta icónica rampa e apresenta uns destacados apêndices aerodinâmicos, para maximizar o efeito-solo. Em conjunto com o departamento de design da Alpine, os engenheiros e técnicos da Signatech concentraram-se na aerodinâmica e no motor para enfrentar os desafios de Pikes Peak.
Para sublinhar a ligação ao modelo de estrada e, ao mesmo tempo, demonstrar, em solo americano, todas as qualidades do chassis do A110, a Alpine optou por entrar na categoria Time Attack 1. Assim, o Alpine A110 GT4 Evo manter-se-á na configuração de duas rodas motrizes, competindo ao lado de protótipos mais atípicos e com diferentes filosofias, como os inscritos na categoria Unlimited.
A marca desportiva do Grupo Renault contará com a experiência do piloto Raphaël Astier nesta estreia da marca em Pikes Peak. Vencedor da Taça FIA de R-GT em 2022, com o Alpine A110 Rally, o piloto francês tem no currículo quatro presenças na famosa rampa. Na sua terceira participação, bateu o recorde da classe – já no Time Attack 1 – ao completar a subida em 9m23,721s. Depois desta performance, Raphaël Astier embarca, agora, numa nova jornada aos comandos do Alpine A110 GT4 Evo.
Artigo por Rui Reis