A New Men vai partilhar consigo 4 maneiras eficazes de encorajar os seus filhos a ganharem o gosto pela leitura, nesta era digital.
Ler, aquele momento de prazer para muitos, mas que também é um “castigo” para outros. O hábito da leitura tem se vindo a desvanecer de ano para ano. Ainda por cima, estando nós a viver num mundo digital, onde as tecnologias nos roubam a maior parte da nossa disponibilidade. Muitas vezes, surge a desculpa do tempo, mas todas sabemos que essa não é a razão pela falta de interesse em ler um livro. Se perguntar ao seu filho, se prefere ler um livro ou ver uma série ou um programa de televisão, a resposta é quase sempre a mesma, e neste caso ler seria a última opção. As gerações que começam a partir dos Millennials não têm esse hábito de leitura, com tantas distrações que estimulam cada vez mais os jovens, os livros são postos de lado. Mas não desespere, há maneiras de dar a volta a esta situação e ajudar o seu filho a ganhar o gosto pela leitura. Afinal, a leitura traz muitos benefícios, não só ao nosso desenvolvimento cognitivo, como melhora a concentração, aumenta a imaginação e promove a saúde mental.
A primeira sugestão é tornar os livros acessíveis aos mais novos. Ou seja, ponha–os à vista dos seus filhos. As estantes infantis não falham, os seus filhos vão de certeza gostar, nem que seja, pela organização e cores das capas. Mas a verdade é que lhes vai suscitar interesse. Pode também pôr na mesa de cabeceira um livro, para o lembrar de ler antes de dormir ou na manhã seguinte. A sua criança foge dos livros tradicionais? Se sim, já experimentou mostrar-lhes outros géneros? Por exemplo, revistas, livros de cozinha, livros de arte ou até só com imagens. Ganhar o gosto por pegar neste “bicho papão” já é um começo. Se não está a funcionar por um caminho tente outro, mas não desista. Por exemplo, livros com atividades plásticas, jogos ou até mesmo livros culinários. São atividades que promovem a leitura e ao mesmo tempo, divertem–se e brincam.
Comprometer- se a ler um livro por dia ao seu filho é uma grande ajuda. Assim, vai criar uma rotina que, mais tarde, se vai transformar em boas memórias de infância. Se o seu filho não quer ler, não faz mal, tire um tempo de qualidade com ele e leia em voz alta. Esta é uma tática muito eficaz, apesar de ser a mãe a ler, não faz mal, estar atento e interessado na história que lhe está a contar já é um grande passo. No seguimento desta última dica, fazer da leitura algo divertido é fundamental para cativar o interesse dos mais pequenos. Dar ênfase à sua leitura e força à história vai envolvê–lo num piscar de olhos. Se acha que não tem jeito para dar vida aos monstros ou princesas dos contos infantis, aceite a ajuda de fantoches. Pode também usar acessórios que, de alguma forma, a façam lembrar a personagem principal do livro ou a preferida do seu filho.
Crie um espaço de leitura, decore–o em família. Perceba as preferências do seu filho e enfeite esse cantinho em conformidade com os seus gostos. Pode ser um lugar mais extravagante, colorido e com desenhos nas paredes, ou um sítio mais tranquilo, confortável e leve. Levá–los à apresentação de um livro ou a uma sessão de autógrafos é uma atividade dois em um. Acaba por ser um programa diferente e divertido, mas também o envolve para além das páginas. Quando as crianças conhecem os autores podem-se sentir inspiradas e motivadas para continuar a acompanhar as obras desse “ídolo”.
Este mundo mágico da leitura está à espera dos seus filhos. Leve–os consigo nesta aventura.
Artigo por New Men