A New Men esteve no International Club of Portugal, onde o Dr. Jorge Moreira da Silva (Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo da UNOPS) interviu sobre vários assuntos.
Realizou-se esta sexta-feira (15 de setembro), no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, o primeiro evento após a pausa de verão do International Club of Portugal. O tema para o almoço-debate promovido pelo Clube foi “Por um mundo mais justo, mais verde e mais seguro” e teve como orador convidado o Dr. Jorge Moreira da Silva, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo da UNOPS.
Como já tem sido habitual, a New Men marcou presença como Media Partner do evento, onde testemunhou toda a intervenção do Dr. Jorge Moreira da Silva e no final teve a oportunidade de fazer uma entrevista exclusiva ao orador convidado pelo International Club of Portugal.
A primeira pergunta incidiu sobre o que é e o que faz em concreto a UNOPS – agência da ONU para a qual o ex-ministro do Ambiente foi nomeado Diretor Executivo no passado mês de março. “A UNOPS é uma das maiores agências das Nações Unidas, que é responsável pela construção de infraestruturas, nas áreas do desenvolvimento, da ajuda humanitária e da prevenção da paz. Estamos em mais de 85 países, temos 5.500 funcionários e temos estado, por exemplo, na reconstrução da Ucrânia, mas também em países de muita fragilidade, como o Myanmar, Afeganistão, Iémen, Sudão, Sudão do Sul, Haiti, Mali, entre outros. Portanto, é uma agência que trabalhando em 85 países acaba por ter uma prevalência muito grande em países de contextos muito frágeis. É uma agência que trabalha no terreno, na concretização dos objetivos, de desenvolvimento sustentável, de combate às alterações climáticas e de combate às desigualdades”, referiu o Dr. Jorge Moreira da Silva.
Como segunda pergunta para o Dr. Jorge Moreira da Silva, a New Men questionou o Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo da UNOPS se esta agência da Organização das Nações Unidas tem tido alguma influência em países como a Ucrânia, que está em guerra há mais de 18 meses, Marrocos e Líbia, que passaram recentemente por catástrofes naturais. “A UNOPS trabalha em todos esses países e por exemplo na Ucrânia de um dia para o outro não tínhamos praticamente nenhuma presença, mas mal começou a guerra mobilizamos uma centena de pessoas, que estão a viver em Kiev e Mykolaiv – região muito afetada pela guerra –, e temos estado a trabalhar, a construir escolas, a construir abrigos que permitem que as pessoas se protejam dos bombardeamentos, a reabilitar bairros e a fornecer de energia. Estes são alguns exemplos práticos de como esta agência tem estado a trabalhar na Ucrânia, mas também temos estado a trabalhar em todos os países mais afetados por conflitos, por desastres naturais e por condições de fragilidade”, concluiu.
De relembrar que o International Club of Portugal vai ter novo almoço-debate esta terça-feira (19 de setembro), no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, com a oradora convidada a ser a Dra. Ana Mendes Godinho – Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social –, que irá debater o tema “Agenda do Trabalho Digno”.