NOVA APLICAÇÃO DO GOOGLE VISA FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA FALA

AS NOITES MAIS CÓMICAS DE LISBOA ESTÃO DE VOLTA AO MAXIME
10 de Novembro, 2021
AUTOVOUCHER: CONHEÇA OS POSTOS ADERENTES
10 de Novembro, 2021

NOVA APLICAÇÃO DO GOOGLE VISA FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA FALA

Fonte: Dicas.link

A aplicação anunciada esta semana encontra-se ainda em fase de teste. O Google decidiu criar uma aplicação concebida de forma personalizada nos padrões de fala únicos dos indivíduos.

Project Relate é a nova aplicação do Google que tem como objetivo ajudar pessoas com deficiência de fala a se comunicarem com mais facilidade com outras pessoas. Em sua essência, esta aplicação é uma ferramenta de transcrição de voz para pessoas com dificuldades de fala.

A nova app inclui três recursos principais: Ouvir, “Repetir” e o “Assistente”. A função “Ouvir” transforma a fala do usuário diretamente em texto, para que possa ser colada em outro lugar ou lida por outras pessoas. “Repetir” ouve primeiro e depois repete o que eles disseram em uma voz que esperançosamente é mais clara. O “Assistente” encaminha a fala transcrita diretamente para o Google Assistente para tarefas comuns, como tocar música, tirar foto ou perguntar sobre o tempo.

“ [Nós] percebemos que nossa tecnologia de reconhecimento de fala poderia ser aprimorada para ajudar as pessoas com deficiências de fala a serem melhor compreendidas”, referiu Julie Cattiau, a Gerente de Produto da Google Research, durante um evento virtual da empresa. “O reconhecimento de fala padrão nem sempre funciona bem para pessoas com fala atípica porque os algoritmos não foram treinados em amostras de sua fala”, completou.

Nesta primeira fase a empresa encontra-se a recrutar pessoas para experimentar o produto e o primeiro passo será gravar um conjunto de frases, que serão integradas ao modelo de fala para melhor atender aos seus padrões de fala.

O Project Relate é parte do esforço contínuo do Google para tornar a tecnologia mais acessível para pessoas com deficiência. Nos últimos anos a empresa lançou outras aplicações e recursos com este mesmo intuito, como é o caso do Live Transcribe, que fornece transcrições de fala em texto em tempo real para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, e Lookout, que ajuda pessoas cegas ou com baixa visão a verificar rótulos de alimentos, identificar objetos numa sala e digitalizar documentos.

Texto escrito por Yauri Neto

Toyota RAV4
Slider