No início da década de 1980, com a grande popularidade da indústria cinematográfica, que começava a atrair verdadeiras multidões às salas, e o descolar quase simultâneo da indústria dos videojogos, surgiram os primeiros títulos inspirados em filmes.
Curiosamente, há controvérsia sobre qual terá sido o primeiro: há quem defenda que o pioneiro foi E.T. the Extra-Terrestrial, desenvolvido para a Atari 2600 (1982). Esta tese é bastante verossímil já que o filme de Steven Spielberg, lançado no mesmo ano, obteve enorme êxito junto do público, superando os resultados de bilheteira de grandes blockbusters como A Guerra das Estrelas (1977), que viria também a ser objeto de videojogos posteriores.
No entanto, há quem tenha outras teorias: por exemplo, o World Guinness Book of Records regista o primeiro videojogo inspirado num filme como sendo Raiders of the Lost Ark (baseado no filme Salteadores da Arca Perdida, de 1981, igualmente realizado por Steven Spielberg).
Porém, ao que consta, a associação entre cinema e jogos é mais remota, tendo surgido ainda durante a década de 1970, com o videojogo Death Race (1976), desenvolvido pela Exidy e inspirado no filme Death Race 2000, de 1975. Em 1979, a Atari lançou também um jogo baseado no Super-Homem.
Apesar de toda esta discórdia, certo é que a parceria das indústrias da criação de software de jogos e da produção cinematográfica terá despontado neste período do final da década de 1970 e início da década de 1980, tendo vindo a cimentar-se desde então, sempre com grande sucesso.
Esta sinergia entre as duas indústrias mantém-se e renova-se. Um dos exemplos desta realidade é Jumanji. O primeiro filme, de 1995, inspirou um videojogo lançado no ano seguinte. Já a terceira versão do filme, que saiu em 2017, foi também adaptada em formato videojogo em 2019.
Para os fãs de terror, foi lançado em 2023 Aliens: Dark Descent, baseado na franchise criada por Ridley Scott, em 1979. Também o apocalíptico filme de John Krasinski, A Quiet Place, de 2018, está a ser adaptado para um videojogo a sair brevemente.
As razões para o sucesso de entretenimento baseado em filmes
Ora, se refletirmos sobre as razões do êxito dos videojogos inspirados em filmes, e, generalizando, de outros meios de entretenimento inspirados no cinema, a conclusão é simples: os amantes de filmes e franchises de sucesso como Star Wars, Harry Potter ou Jumanji procuram diferentes formas de prolongarem a magia que os deslumbrou nos filmes, seja através de espetáculos, de viagens a cenários das filmagens ou da participação em eventos temáticos dedicados à cultura pop.
Efetivamente, são muitas as formas de prolongarmos a sensação de escapismo que o cinema nos proporciona, mas uma das maneiras mais privilegiadas e práticas de o conseguirmos são, sem dúvida, os jogos, na medida em que os títulos baseados nessas franchises revisitam cenários, histórias e personagens, procurando manter fiéis os fãs e dando-lhes a possibilidade de conhecer as origens ou o futuro de heróis e vilões, podendo os jogadores participar ativamente na construção dos mesmos.
Slots inspiradas em filmes
Foi este conceito que sustentou também a criação de slots online baseadas em filmes de sucesso pelos maiores fornecedores de software, como Play’n GO, Blueprint Gaming ou NetEnt, que, desse modo, fizeram a combinação dos melhores gráficos com este tema tão querido pelos jogadores, permitindo-lhes continuar a conviver com heróis como Ted ou vaguear por cenários que os recordarão das aventuras de Indiana Jones ou dos Piratas das Caraíbas, através de títulos como Rich Wilde and The Book of Dead, Ted ou Ghost Pirates, a partir dos seus computadores ou dispositivos móveis.
Efetivamente, as slots inspiradas em filmes são algumas das mais procuradas nas plataformas que disponibilizam essa modalidade de jogo, que dessa maneira conseguem manter em níveis elevados a satisfação dos fãs de filmes, que procuram mais momentos de comédia, terror, suspense ou aventura em comunhão com os seus heróis da sétima arte.
De facto, não existe forma mais completa e prática de prolongar a ligação de um fã ao seu filme de eleição do que um jogo, sobretudo se tivermos em conta as infinitas possibilidades que o software e gráficos atuais permitem aos fãs jogadores. Claro que haverá igualmente apreciadores de jogos e filmes mais old school, que prefiram filmes e títulos vintage aos sucessos mais recentes. Para esses, poderá ser mais interessante procurar emuladores desses jogos para consolas ou computadores, mas a realidade é que as opções atualmente são praticamente infinitas.