A HISTÓRIA DOS IRMÃOS QUE CRIARAM MARCAS RIVAIS PELOS OLHOS DE DAVID BECKHAM

O QUE DIZEM AS REDES SOCIAIS SOBRE OS JOGADORES DA NBA?
19 de Fevereiro, 2021
HÁ MAIS 1.940 CASOS E 67 MORTES EM PORTUGAL
19 de Fevereiro, 2021

A HISTÓRIA DOS IRMÃOS QUE CRIARAM MARCAS RIVAIS PELOS OLHOS DE DAVID BECKHAM

“World War Shoes” conta a história da criação das gigantes marcas Adidas e Puma.

Embora a história moderna da indústria de ténis seja amplamente definida pela luta contínua entre as gigantes Adidas e a Nike, a história nem sempre correu assim. David Beckham anunciou oficialmente que está a produzir uma minissérie documental sobre a década de 40, onde duas marcas desportivas rivais emergiram no mundo: Puma e Adidas.

Antes do Swoosh emergir na Universidade de Oregon, nos anos 70, foram as duas marcas gigantes Adidas e Puma que dominaram o mundo do desporto, desde o futebol ao atletismo. O que poucas pessoas sabem fora do círculo da ribalta, é a história de como as duas marcas realmente emergiram até aos dias de hoje e como a rivalidade entre as duas veio a moldar o sportswear moderno e a cultura do desporto como hoje a conhecemos.

“World War Shoes” mergulha na história da rivalidade entre as gigantes Adidas e Puma, fundadas por dois irmãos – Ruddi e Adi Dassler, naturais da cidade alemã Herzogenaurach.

A dupla que dirigia uma fábrica de calçados nos anos 20 e 30, desenvolveu uma cisão de longa data, decorrente de várias disputas legais do partido nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Terminada a guerra, ambos fundaram a sua marca de calçado desportivo em 1948 e 1949: Adidas e Puma, respetivamente. Nas décadas que se seguiram, a competitividade entre os dois irmãos transformou-se numa rivalidade global que ainda hoje resulta na influência de parte a parte no mundo do desporto, moda e cultura pop.

A história do crescimento das marcas e da sua rivalidade – em que os produtos que cada marca lançava tinha o objetivo concreto de superar a outra – vai ser explicado por David Beckham. Uma história que até hoje não está bem contada, vai ser exposta pelo futebolista, que se irá focar na relação controversa entre os dois irmãos e os impactos sísmicos que cada marca causou na atualidade.

“World War Shoe”, produzido pela produtora Studio 99 vai ser dirigido por Beckham em parceria com o seu empresário de longa data David Gardner, no entanto, ainda não há previsão de lançamento.

“Não é todos os dias que encontramos uma história que nunca foi contada”, refere Nicola Howson, do Studio 99.

Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino