
Todos os anos no dia 6 de janeiro celebra-se o Dia dos Reis.
Todos conhecemos o conto dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – que em janeiro fizeram a sua oferta ao Menino Jesus. Cada um tinha o seu próprio presente: ouro, incenso e mirra, segundo a lenda. A história remonta ao século VIII e foi conservada pelos cristãos.
Foi no seio do Cristianismo que nasceu a tradição do Dia dos Reis. Esta data passou a simbolizar o fim das festas natalícias. É por isso que muitas famílias desmontam as suas árvores de natal no dia 6 de janeiro.
Além do mais é comum comer-se bolo-rei nesta data. Em algumas zonas do país ainda existe quem esconda uma fava na massa. Assim quem a apanhar fica responsável pelo bolo do próximo ano.
Outra tradição que alguns portugueses não dispensam é ir de porta em porta cantar as “Janeiras”. Apesar de este ano não ser possível algumas zonas do país continuarão famosas por manter este hábito.
Já em Espanha, apesar de serem nossos “vizinhos”, a tradição é diferente. O Dia de Reis é o dia de abrir os presentes de natal. Depois de esperarem vários dias, os espanhóis partilham as suas ofertas e participam num cortejo que visa celebrar e honrar os três Reis Magos.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira