Com o crescimento das redes sociais houve um fenómeno que também cresceu nas redes, a desinformação que tem tido cada vez mais um impacto prejudicial na sociedade. O ‘TikTok’ quer combater ao máximo a desinformação e implementou medidas que possam, de alguma forma estar ligadas a esse tipo de esquemas.
As eleições presidenciais romenas são um evento significativo, por isso o ‘TikTok’ continua a monitorizar de perto os desenvolvimentos no país. Com o compromisso de proteger a integridade da plataforma e abordar de forma transparente alegações enganosas.
A plataforma partilha informações adicionais sobre a continuação do trabalho que salvaguarda a integridade eleitoral. Para manter a plataforma segura o ‘TikTok’ tem mais de 6 mil profissionais dedicados.
Durante as últimas semanas a plataforma identificou e interrompeu de forma proativa diversas redes com influência oculta, removendo milhares de contas e interações falsas. Ainda baniam centenas de contas que tentavam personificar os candidatos.
Até ao momento, todas as operações detetadas pela plataforma ‘TikTok’ foram de pequena escala e operadas a nível doméstico. As atividades fora da plataforma também foram analisadas, de forma a prevenir operações de influência encobertas e comportamentos enganosos. A plataforma está a trabalhar ativamente e a colaborar de perto com as autoridades relevantes para a partilha destes conhecimentos e o esclarecimento das políticas.
A lista de comportamentos que não estão de acordo com as normas da plataforma está em crescimento, no entanto, esta afirmou que evitaram mais de 27 milhões de pedidos falsos para seguir e bloquearam a criação de mais 400 mil contas de spam na Roménia. Também removeram, 115 mil contas falsas, 7 milhões de gostos falsos, 11 milhões de seguidores falsos e 1 100 contas que imitavam candidatos presidenciais.
Os conteúdos partilhados na plataforma podem muitas vezes assumir muitas forma, principalmente campanhas direcionadas de desinformação. Assim, as Diretrizes da Comunidade proíbem conteúdo enganoso gerado por Inteligência Artificial (IA), comportamentos desonestos e desinformação prejudicial.
As Diretrizes de Moderação Eleitoral da Roménia são aplicadas a todos os conteúdos da plataforma e a todos os utilizadores, incluindo candidatos políticos. As regras abrangem proibições contra roubos de identidade e publicidade política.
Para além destas regras também estão proibidos os conteúdos de cariz político tanto como publicidade paga, em que o ‘TikTok’ seria remunerado, e conteúdo patrocinados,pessoas que promovem candidatos ou partidos em troca de pagamento ou outros incentivos.
Estas medidas implementadas pelo ‘TikTok’ são essenciais para os novos tempos em que a desinformação é predominante nas redes sociais e muitas vezes manipula a opinião pública. Assim, a plataforma está comprometida em cumprir as suas obrigações, de acordo com o Digital Services Act e as leis locais.
A rede social garante continuar a destacar informações confiáveis sobre as eleições através do Centro Eleitoral e das etiquetas aplicadas a conteúdos relacionados com o tema.