A parceria colocará a tradicional empresa Suíça a competir como a equipa de fábrica da Audi a partir de 2026
Depois de ter anunciado que iria entrar no universo da Fórmula 1 na temporada de 2026, a Audi anuncia a escolha da Sauber como sua parceira estratégica. Enquanto a unidade de motor será criada pela Audi em Neuburg an der Donau, a Sauber irá desenvolver e fabricar o automóvel de corrida na sua fábrica em Hinwil (Suíça). A Sauber também será responsável pelo planeamento e execução das operações da corrida.
“Estamos muitos satisfeitos por ter ganho um parceiro tão experiente e competente para o nosso ambicioso projeto de Fórmula 1”, diz Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG. “Já conhecemos o Grupo Sauber, que tem instalações de última geração e uma equipa experiente com colaborações anteriores e estamos certos de que juntos formaremos uma equipa forte”.
Já Finn Rausing, Presidente da Sauber Holding, afirma que “a Audi é o melhor parceiro para o Grupo Sauber. É claro que ambas as empresas partilham os mesmo valores e visão. Estamos ansiosos para alcançar os nossos objetivos comuns com uma parceria forte e bem-sucedida.”
O desenvolvimento da unidade de motor, que consiste num motor elétrico, bateria, sistemas de controlo e um motor a combustão, já está em pleno andamento nas instalações da Audi Formula Racing GmbH
O calendário até à primeira corrida com a participação da Audi na temporada de 2026 é ambicioso e os primeiros testes com a unidade de motor desenvolvida para os regulamentos de 2026, num carro de teste de Fórmula, estão previstos para 2025.
A Fórmula 1 está a dar um grande passo em direção à sustentabilidade com os novos regulamentos que irão entrar em vigor a partir de 2026. Este foi um pré-requisito importante para a Audi decidir entrar no campeonato. As unidades de motor serão mais eficientes do que são hoje, pois a proporção de energia elétrica irá aumentar significativamente. O propulsor elétrico terá, então, quase tanta potência quanto o motor de combustão interna, que chega aos 400 kW (544 cv). Os motores 1.6 turbo serão alimentados por combustível sintético sustentável que é neutro em CO2 (de acordo com as normas da UE).
Artigo por Rui Reis