O Porsche 911 S/T é baseado no GT3 e no GT3 RS e tem uma produção limitado a 1.963 unidades.
Para assinalar o aniversário do icónico 911, os engenheiros de Weissach criaram um automóvel desportivo verdadeiramente purista e dedicado ao prazer de condução: o 911 S/T. A edição de aniversário une os pontos fortes do 911 GT3 com Pacote Touring e os do 911 GT3 RS, o que proporciona uma combinação única de agilidade e dinâmica de condução. Combina o motor boxer atmosférico de 4.0 litros com 386 kW (525 CV), utilizado no 911 GT3 RS, com uma transmissão manual de relações curtas. A motorização é acompanhada por uma construção de baixo peso e uma configuração otimizada para a agilidade e dinâmica de condução. O 911 S/T pesa apenas 1.380 kg (peso em vazio, incluindo fluidos), o que faz com que seja a versão mais leve da geração 992. O Pacote Heritage Design, disponível como opcional, é inspirado na versão de competição do 911 S do final da década de 1960, início da década de 1970.
O 911 S/T acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos. A velocidade máxima é de 300 km/h. A emocionante experiência de condução é reforçada pela envolvente sonoridade do escape desportivo de baixo peso que faz parte do equipamento de série. O 911 S/T é o único 911 da atual geração a combinar um design de eixo dianteiro com braços duplos e eixo traseiro multibraços sem função de eixo traseiro direcional. Os amortecedores e os sistemas de controlo foram ajustados em conformidade.
O nome marca este 911 S/T como o descendente de uma versão da primeira geração do 911 que era focada na performance. A partir de 1969, a Porsche passou a oferecer uma versão especial de competição do 911 S. Internamente, era denominado 911 ST. As modificações no chassis, jantes, motor e carroçaria melhoravam significativamente a aceleração, travagem, tração e a aderência em curva. Nesta versão ainda não eram utilizadas as asas traseiras de grandes dimensões e outros apêndices aerodinâmicos. O novo 911 S/T recupera o espírito do 911 S (ST) original e transfere-o para a atual geração do Porsche 911. A edição de aniversário combina elementos do 911 GT3 RS com a carroçaria do 911 GT3 com Pacote Touring, e complementa-os com componen- tes de peso reduzido especialmente desenvolvidos para o 911 S/T. O resultado é uma experiência de condução única dentro do portefólio 911 GT.
O modelo de aniversário está equipado de série com um “Gurney flap” na asa traseira extensível. O equipamento de série inclui também jantes em magnésio de 20 polegadas (à frente) e 21 polegadas (atrás), com aperto central. Os pneus desportivos com 255/35 ZR 20 oferecem um elevado nível de aderência ao eixo dianteiro. No eixo traseiro, o 911 S/T está equipado com pneus desportivos com 315/30 ZR 21. As bacquets em CFRP são igualmente de série. Contudo, os Bancos Desportivos Plus, ajustáveis em 4 vias, estão disponíveis como opção sem custos adicionais. O painel de instrumentos e o relógio do Pacote Sport Chrono têm acaba- mento num esquema de cores clássico da Porsche, em Verde.
O 911 S/T conta ainda com o exclusivo Pacote Heritage Design, disponível como opcional. A nova cor exterior Azul Shore Metalizado e as jantes em cor Ceramica são exclusivas para esta elegante edição. Nas portas pode ser aplicado, mediante pedido, um número de 0 a 99, bem como uma película decorativa. O Escudo Porsche clássico do 911 original que adorna o capot, os centros das jantes, o volante, os encostos de cabeça e a chave do veículo, sublinha as raízes históricas do 911 S/T. O interior apre- senta os centros dos bancos em tecido em Cognac Clássico com faixas em Preto, mais uma homenagem ao passado. Os acabamentos em pele semi-anilina bicolor em Preto/Cognac Clássico com elementos alargados em Pele, revestimento do tejadilho perfurado em Dinamica e outros elementos da Porsche Exclusive Manufaktur completam o pacote. O logótipo Porsche e a designação 911 S/T na traseira são em Dourado.
A Porsche Design criou em exclusivo para os clientes do 911 S/T o Chronograph 1 – 911 S/T. Com caixa em titânio, este relógio exclusivo segue o princípio de construção de baixo peso da nova edição especial e purista do 911. O coração do cronógrafo é o Porsche Design WERK 01.240 com certificação COSC e função flyback. É acionado por um rotor com o design da jante em magnésio do 911 S/T.
O novo 911 S/T já pode ser encomendado, com o preço a começar nos 372.048 euros. O Pacote Heritage Design 60 Years 911 custa 18.093 euros. Por fim, o Chronograph 1 – 911 S/T está disponível por 12.352 euros.
Artigo por Rui Reis