Mais de um quarto (28%) dos inquiridos nem sempre se apercebe da presença da IA, mas valoriza muito os seus benefícios na personalização das experiências de compras online.
Para celebrar o 25.º aniversário da eDreams, a sua principal marca, a eDreams ODIGEO, plataforma de subscrição que lidera a adoção da Inteligência Artificial (IA) nas viagens há mais de uma década, revela os resultados de um estudo sobre como a IA está a transformar as experiências de viagem dos consumidores globais, catalisando uma era de experiências hiperpersonalizadas.
O novo estudo de mercado externo encomendado pela empresa revelou apoio e apreciação generalizados pela Inteligência Artificial entre os consumidores online de hoje em dia, especialmente no que toca às gerações mais jovens. Os resultados validam ainda mais o compromisso precoce da eDreams ODIGEO com uma abordagem centrada na IA, demonstrando a sua visão estratégica e o seu alinhamento com a evolução digital dos consumidores.
Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, comentou: “Há mais de uma década, numa era em que a IA para viagens era praticamente desconhecida, aventurámo-nos corajosamente neste campo, impulsionados pelo nosso compromisso com a inovação. O nosso investimento inicial na integração da IA no e-commerce estabeleceu-nos desde então como pioneiros e permitiu-nos explorar formas mais inteligentes, personalizadas e emocionantes de as pessoas descobrirem o mundo. As nossas conquistas até hoje abriram caminho para o que veremos nos próximos anos, uma vez que a IA nos permite continuar a reimaginar a arte do que é possível.
Os resultados do nosso estudo de mercado mais recente corroboram o nosso compromisso precoce com a IA, alinhando-se com as preferências e expectativas dos jovens viajantes de hoje – a vanguarda de uma nova era de IA. Os jovens viajantes são a primeira geração de uma nova era de IA, o que significa que têm horizontes completamente diferentes no que diz respeito a como veem as experiências de viagem excecionais. São as expectativas desta geração que vão determinar o que será o nosso setor daqui a 25 anos, e orgulhamo-nos de o estar a liderar com características e serviços inovadores para os viajantes.”
Estudo de mercado revela nova era de viajantes com conhecimentos de IA
O estudo realizado para a eDreams ODIGEO revela que a adoção de ferramentas baseadas em IA pelos viajantes está a tornar-se cada vez mais comum: 87% dos portugueses já utiliza ferramentas de IA para tarefas relacionadas com viagens ou está interessado em explorá-las no futuro. Este número é bastante superior à média dos consumidores a nível global, que se situa nos (já de si interessantes) 73%.
A taxa de adoção desta tecnologia é particularmente elevada entre os consumidores na faixa etária dos 18-24 anos (91% em Portugal e 86% a nível global) e dos 25-34 anos (87% em Portugal e 84% a nível global), em comparação com os consumidores com 65 ou mais anos (67% em Portugal e 43% a nível global). Isto revela que o futuro das viagens vai estar muito assente na IA, pois as gerações mais jovens estão muito mais habituadas a utilizá-la como ferramenta para viajar.
Reconhecimento e apreço crescentes pelo papel da IA no e-commerce
A aplicação da IA vai mais longe do que as viagens, impactando significativamente o panorama mais vasto do e-commerce. Os dados do estudo também revelam que os consumidores reconhecem cada vez mais o papel e o valor que as tecnologias como a IA desempenham na personalização das suas experiências de compra online, independentemente do produto ou serviço.
A eDreams ODIGEO foi uma das primeiras empresas de e-commerce a tirar partido da IA para oferecer aos consumidores uma experiência de compra individualizada – notavelmente através do Prime, a sua plataforma de subscrição de viagens que possibilita uma experiência hiperpersonalizada.
Mais de metade dos inquiridos portugueses (59%) afirmou estar total ou parcialmente consciente do papel da IA na melhoria das experiências online e aprecia muito a redução de esforços que esta proporciona. Uma vez mais, este número está acima da média global (50%).
Novamente, a sensibilização para a IA e o apreço por esta tecnologia aumentam significativamente entre os grupos etários mais jovens – sentimentos expressados por 64% dos consumidores portugueses entre os 18 e os 24 anos e outros 64% dos consumidores com entre 25 e 34 anos. Em contrapartida, apenas 40% dos inquiridos com mais de 65 anos partilham este sentimento.
O estudo também mostrou que os jovens não apenas utilizam a IA para viajar, como também demonstram cada vez mais interesse nesta tecnologia. De facto, apenas uma mínima percentagem dos jovens portugueses afirmou não acreditar no potencial da tecnologia e da IA para melhorar a experiência de compra online (2% dos jovens entre os 18 e os 24 anos, e 1% entre os jovens com entre 25 e 34 anos).
A eDreams ODIGEO é a empresa de viagens que regista o mais elevado nível de satisfação dos clientes, e os seus clientes apreciam verdadeiramente os resultados de pesquisa individualizados e a oferta de produtos personalizados com base nos seus desejos, comportamentos individuais e muito mais fatores diferenciais.
O reconhecimento crescente do potencial transformador da IA, juntamente com uma maior adoção de ferramentas de IA nas viagens, indica que os Millennials e a Geração Z estão já a liderar a era das viagens digitais – o que nos oferece já uma visão fascinante sobre o que será prioritário para os viajantes nas próximas décadas.
Pode ver mais artigos aqui.