A Liga NOS começa hoje! Já convidou os seus amigos?
A chegada da Liga Portuguesa significa convívio, televisão, e uns bons snacks a acompanhar. Ninguém quer perder muito tempo nesse dia. Não é essa a prioridade, por isso faça uma receita fácil e rápida para receber bem em sua casa.
A primeira sugestão combina muito bem com cerveja. Ameijoas à bulhão pato! Alguma vez se questionou porque se chama bulhão de pato? Deixo-lhe aqui esta curiosidade: é uma homenagem a Raimundo António de Bulhão Pato que era escritor, político, autor de receitas e, também, gastrónomo.
Este prato é excelente para servir nestas ocasiões. Numa panela ponha o alho e a cebola. Deixe alourar no azeite, e quando colocar as ameijoas regue-as bem com vinho branco. Tape e no final acrescente coentros e sumo de limão.

Os vegetarianos não estão esquecidos. Há uma opção também para eles, e que por norma conquista toda a gente. Já experimentou húmus? A sua origem está no Médio Oriente, mas cada vez mais, este é um “petisco” que chega ao mundo inteiro.
Esta receita cumpre a clássica frase: “enfia tudo lá dentro e tritura”. Na liquidificadora tem de ter grão de bico, sumo de limão, tahini e alho. Quando estiver pronto basta deixar no frigorífico e servir com cenouras cruas ou aipo, ambos fatiados.

Batatas fritas parece algo banal, não é? Mas há maneiras de as tornar mais apetitosas.
Enquanto elas estão na fritadeira, corte o bacon e deixe-o tostar numa frigideira. Não precisa de juntar azeite, pois o bacon larga gordura suficiente, e assim fica crispy e saboroso.
Após retirar as batatas para um prato, cubra com queijo cheddar ralado. Por fim, junte o bacon e cebolinho. É ainda melhor do que aquilo que aparenta ser!

Os dias têm vindo a arrefecer e isso pede comida de conforto. Pão recheado é o snack perfeito para o aquecer. Corte o topo do pão e retire o miolo. A parte cortada servirá como tampa e o pão como panela.
A receita é simples. Misture e envolva linguiça caramelizada, maionese, queijo ralado, salsa, e cubos de bacon já cozinhados. Leve ao forno durante 20 minutos e já está feito!
Sirva com tostas para que possa barrar o recheio que está dentro do pão.

A última opção é para os esquecidos, ou aqueles que já não viram este artigo a tempo de ir às compras. Sendo assim, opte por uns belos tremoços. Antigamente intitulado de “marisco dos pobres”. Nessa altura a planta crescia espontaneamente, atualmente é semeada, e um dos produtos que os portugueses mais apreciam. Só deixo mais uma sugestão: ponha um pouco de orégãos por cima, e faça bom proveito!

Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira