Um dos melhores aperitivos para receber convidados em casa.
Receber em sua casa os seus familiares ou amigos, com uma tábua de queijos em casa, pode tornar-se num momento de verdadeiro prazer e divertimento. No entanto, harmonizar uma verdadeira tábua de queijos com um vinho adequado, não é a tarefa mais simples.
São vários os fatores a ter em conta pelo anfitrião, como a estrutura, a quantidade de sal, os aromas, ou mesmo o amadurecimento… E isto, só em relação aos queijos. E quando há uma tábua com diversos, a dificuldade aumenta.
Para o ajudar a criar a tábua perfeita para um jantar de inverno à lareira, a New Men sugere-lhe três tipos de queijo que vale a pena incluir na sua tábua de queijos.
Queijo Bornes
Um pequeno produtor de queijo de Macedo de Cavaleiros é o proprietário de marca “Bornes”. Há um ano e meio que produz queijo de ovelha artesanal exclusivamente produzido com leite de rebanho próprio de família. António Vila Franca decidiu aproveitar a matéria-prima que tinha “em casa” e lançou-se num projeto independente, na sua própria queijaria. O queijo Bornes é um produto de excelência de fabrico artesanal com um sabor transmontano característico. Poderá optar por escolher entre o queijo de ovelha nacional, ou para os mais ousados, o apimentado. O produto está disponível no site oficial.
Ovelha Nacional Ovelha Picante
Queijo Serra da Estrela DOP
“O autêntico é único” é o mote do mais antigo dos queijos portugueses. Com sede em Celorico da Beira, o queijo tradicional e 100% genuíno, é feito diretamente a partir de ovelhas de raça e criadas na serra. Ao escolher o queijo serra da estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) estará a escolher ao mesmo tempo as ovelhas da serra que pastoreiam livremente pelos campos, acompanhadas pelo pastor que as acompanha todos os dias do ano. Desta dedicação nasce o queijo da Serra da Estrela DOP que mais que uma experiência é uma tradição de sabor inconfundível.
Casa Matias
Com mais de 200 anos de história a Casa Matias mantém a tradição de um queijo artesanal de ovelha curado que nasceu de uma empresa familiar. Sediados no concelho de Ceia, ao longo dos anos, a marca tem vindo a afirmar a sua produção no mercado. O ex-libris, produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, é uma produção artesanal que lhe confere uma qualidade sem igual. No site, pode optar por escolher entre dois tamanhos: 1kg ou 500g.

Há poucas coisas mais portuguesas de que um bom serão com queijos e um vinho adequado a acompanhar. Deixe-se inspirar pelas sugestões New Men e neste fim-de-semana crie a sua própria tábua de queijos.
Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino