Há quem diga que o molho é o que torna tudo melhor.
O tempo frio pede comida de conforto. Não há nada como um bom pedaço de carne para criar uma refeição composta.
O bife deixamos nas suas mãos. Bem passado, médio ou mal passado. Cozinhe em casa com todo o cuidado e pode finalizar com um destes molhos! O que acha?
I
O primeiro molho que proponho é o mais famoso. Esta combinação é bem conhecida, carne com natas e cogumelos. Refogue cogumelos e quando estiverem alourados junte natas. Para os que gostam do travo a café é sempre boa ideia deixar cair alguns grãos. O molho nasce na frigideira, com o calor, as natas fervem e absorvem o sabor dos outros elementos.
De seguida é só espalhar em cima do seu bife. Os mais gulosos vão precisar de um pouco de pão para aproveitar todo o molho.
II
Molho madeira! Também conhece esta receita? Há quem seja da opinião de que este molho enaltece o sabor da carne. Certamente, combina muito bem com carnes vermelhas.
Na frigideira quente derreta a manteiga e um caldo de carne (caseiro ou de compra). Regue com vinho tinto, sal a gosto, e meia colher de chá de mostarda. Para ajudar a engrossar pode usar uma pitada de farinha de trigo.
Tudo isto em menos de 10 minutos!
III
Esta última sugestão é a mais simples. Na realidade é de fácil execução e não tem como se enganar.
Numa frigideira ponha dentes de alho descascados, louro e azeite. Frite o bife e vá regando com limão e cerveja. Quando o bife estiver pronto retire para um prato. Na frigideira estarão todos os sucos já. Complete apenas com o resto da cerveja e um pouco da manteiga.
Se for fã de citrinos carregue um pouco mais no limão. Por fim, deixe reduzir até ficar um pouco mais espesso.
Aproveite o domingo para estas pequenas iguarias. Bom apetite!
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira