
A cantora Tina Turner morreu esta quarta-feira, aos 83 anos.
«Tina Turner, a “Rainha do Rock’n Roll” morreu pacificamente hoje [quarta-feira], aos 83 anos, após uma longa doença, na sua casa em Küsnacht, perto de Zurique, na Suíça», pode ler-se no comunicado do porta-voz da artista, citado pela Sky.
A cantora nasceu nos Estados Unidos, lançou nove álbuns de estúdio e ficou conhecida por êxitos mundiais como “Private Dancer” ou “We Don’t Need Another Hero”. Nascida no Tenessee e registada como Anna Mae Bullock, nome que mudou para Tina Turner, conquistou o público na década de 60 ao lado do marido Ike Turner. Porém, o casamento terminou porque Tina era vítima de violência doméstica.
Com mais de 50 anos de carreira a cantora era conhecida pela sua forte presença em palco e foi a primeira mulher negra a ser capa da revista Rolling Stone. A sua carreira e percurso de vida estão registadas num filme que conquistou três Óscares protagonizada pela atriz Angela Bassett e num musical da Broadway, que continua em cena no West End, em Londres. Foi também realizado um documentário na HBO em 2021 sobre a sua vida.
Ao longo da sua carreira, Tina Turner ganhou 12 Grammys e vendeu mais de 150 milhões de álbuns. A sua última digressão foi em 2008 e lançou nesse mesmo ano o álbum chamado “Beyonde”.