Fundada em 2008, a E-Type UK é uma das principais autoridades em vendas, restauro, manutenção e actualizações do icónico Jaguar E-Type, tendo granjeado uma reputação notável pela atenção ao detalhe e precisão do seu trabalho, bem como pela natureza acessível e profissional da sua equipa.
Este especialista mundial neste cónico automóvel desportivo clássico, concluiu um restauro meticuloso de 3.500 horas e um programa de atualização personalizado num Jaguar E-type Series 1 Roadster, produzindo um speedster britânico refinado e optimizado.
Famosamente descrito por ninguém menos que Enzo Ferrari como o carro mais bonito do mundo, graças à E-Type UK, sediada em Hadlow, Kent, este E-type reluzente proporciona agora uma experiência de condução em “estrada rápida” que condiz com o seu aspeto deslumbrante.
Um ícone renascido
O objeto dos trabalhos de restauro e atualização, um modelo de 1961 com volante à esquerda, foi inicialmente entregue novo em Porto Rico. Depois de muitos anos no estrangeiro, o carro regressou ao Reino Unido, tendo sido comprado pelo atual proprietário como base para a criação do seu derradeiro E-Type de capota aberta.
Ele encarregou a E-Type UK – especialistas reconhecidos da marca e especialistas em construções personalizadas da Jaguar – de aperfeiçoar a elegante carroçaria dos anos 60 para criar algo mais funcional, com um desempenho moderno elevado a condizer. O cliente – que pretende utilizar o automóvel exclusivamente em climas mais quentes – deu instruções à equipa para remover totalmente a capota, para criar um verdadeiro E-type speedster.
Processo de restauro meticuloso, por dentro e por fora
Desde então, a equipa de especialistas da E-Type UK dedicou mais de 3.500 horas ao automóvel. Tal como acontece com todos os projectos de restauro da empresa, o processo começou com uma desmontagem completa da carroçaria e a remoção de todos os componentes. Em seguida, a equipa procedeu a uma avaliação exaustiva dos painéis da carroçaria para garantir a integridade estrutural, antes de os jatear cuidadosamente para remover meio século de acumulação de material.
Durante a análise do carro pela equipa, descobriu-se que eram necessárias reparações significativas na carroçaria, com vários painéis muito corroídos ou apodrecidos devido a anos de exposição aos elementos. A E-Type UK aproveitou esta oportunidade para aperfeiçoar ainda mais a carroçaria e melhorar o design icónico dos anos 60, com um capot e uma porta traseira sem costuras, incluindo um maior arredondamento das arestas da carroçaria em todo o carro. O processo de descostura também permitiu que os especialistas removessem os cromados exteriores para um aspeto mais limpo, incluindo os puxadores exteriores das portas – substituídos por um subtil sistema eletrónico interno. A nova estética foi rematada por coberturas de faróis personalizadas e – sem necessidade de acomodar uma capota – todas as arestas de acabamento foram arredondadas.
Com a metalização concluída, a silhueta icónica do E-Type emergiu de novo e foi depois revestida e finalmente tratada com uma camada de Opalescent Gunmetal para um acabamento rico e brilhante. O processo de pintura demorou mais de 400 horas no total, utilizando produtos da mais alta qualidade para obter uma profundidade e um brilho espectaculares.
A mesma atenção ao detalhe foi dada ao interior, com a equipa do E-Type UK a criar um habitáculo personalizado e totalmente transformado. Para concretizar a visão do cliente, foi aplicado um acabamento personalizado aos bancos, soleiras e tapetes – que estão agora adornados com pele vermelha acolchoada com diamantes. A isto junta-se uma consola central e um painel de instrumentos em alumínio, reluzentes e corretos para a época, onde se encontra a icónica linha original de instrumentos Smiths.
Em busca da perfeição mecânica
Enquanto o carro estava a ser pintado, a equipa tinha trabalhado arduamente para preparar e melhorar os elementos vitais do carro, como o seu coração: o motor de seis cilindros em linha de 3,8 litros totalmente reconstruído.
Depois de ter sido totalmente desmontado, o bloco foi afinado, com cames de alta elevação e novas chumaceiras instaladas, juntamente com guias de válvulas em bronze, válvulas melhoradas e uma cambota equilibrada. É agora alimentado por carburadores SU triplos totalmente reconstruídos, com uma taxa de compressão aumentada e um novo volante de motor mais leve. O carro também beneficia agora de ignição eletrónica e bobina de ignição desportiva. Estas alterações são complementadas por um sistema de arrefecimento de elevado desempenho.
Estas alterações criaram um grupo motopropulsor que agora acelera com um vigor renovado, emitindo um viciante rugido do seis cilindros em linha – agora ainda mais presente graças à nova configuração “speedster”. O motor é acionado por uma novíssima caixa manual de 5 velocidades.
Uma obra-prima reluzente
A criação deste deslumbrante E-type Speedster altamente personalizado pela E-Type UK é um testemunho do compromisso da empresa para com a excelência no espaço automóvel clássico, com uma capacidade única de combinar a originalidade com melhorias cuidadosamente selecionadas e transformadoras. Também funciona como uma excelente recordação do fascínio intemporal do E-type, um verdadeiro ícone do design britânico que agora oferece um desempenho verdadeiramente moderno a condizer com a sua aparência deslumbrante.
Resta acrescentar que, através da sua divisão de automóveis por medida, a Unleashed, a E-Type UK reimagina modelos da icónica marca, começando pelos modelos E-type Série 3. Melhora os automóveis com desempenho moderno e conforto. Os actuais modelos Unleashed são construídos em torno de um V12 de 6,1 litros com injeção de combustível e 400 cv, bem como de um chassis, direção e suspensão personalizados, elevando o desempenho do E-type a um nível totalmente novo.
Artigo por Rui Reis