Eis as vantagens daquele dente de algo que utiliza, todos os dias, no seu refugado.
Não é segredo que o alho é um dos alimentos mais utilizados na culinária. Um bom refogado pede sempre uns dentes de alho. Há quem o consuma cru quando cortado em pedaços pequenos ou por cima do bacalhau cozido.
A maioria das pessoas não gosta do seu cheiro por ser intenso e, como se costuma dizer, ficar agarrado aos dedos. Porém, o cheiro provém da alicina, uma propriedade que dá ao alho uma função medicinal ajudando a combater bactérias e fungos. Além disso, o alho é rico em nutrientes como o potássio, cálcio e magnésio.
Sempre que possível inclua este alimento na sua alimentação. A New Men dá-lhe, pelo menos, 11 razões para o fazer. Ora veja:
-Combate gripes e constipações fortalecendo o seu sistema imunitário (experimente um chá de alho com limão quando se sentir doente);
-Tem uma função antioxidante que ajuda a processar os excessos presentes seu corpo: álcool, tabaco, stress, gorduras saturadas ou exposição a raios ultravioletas;
-Previne doenças como o Alzheimer, pois ajuda no bom desempenho cognitivo do cérebro;
-Reduz a fadiga e consequentemente aumenta a capacidade de trabalho;
-Contribui para a redução do colesterol e dos triglicerídeos melhorando a atividade cardíaca;
-Diminui os riscos de tensão alta pois facilita a circulação sanguínea;
-Tem o mesmo efeito que um anti-inflamatório;
-Melhora a condição respiratória e atenua os sintomas de asma;
-Combate a intoxicação por metais pesados, nomeadamente o chumbo;
-Previne problemas como a perda de estrutura óssea;
-Ajuda na cura de doenças infecciosas;
Desta forma, se incluir o alho nas suas refeições, estará também a cuidar da sua saúde. Estes pequenos pormenores podem fazer a diferença no seu bem-estar. Afinal um dente de alho ao dia, não sabe o bem que lhe fazia!
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira